Colunista Empiricus

Rodolfo Amstalden: Kit Brasil com apenas um clique

17 abr 2022, 12:00 - atualizado em 17 abr 2022, 10:32
Mercados alta
Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Uma boa estratégia de investimentos passa pela diversificação (Imagem: Unsplash/Old Money)

Nas últimas semanas, alguns bancos e corretoras revisaram para cima suas projeções sobre o desempenho do Ibovespa em 2022. Por exemplo, o Bank of America (BofA) elevou a sua previsão de 125 mil para 135 mil pontos e ainda divulgou uma pesquisa feita com gestores de fundos: 40% deles consideram preço-alvo acima de 130 mil.

O que explica isso é a atratividade do Brasil. Sim, apesar de todos os desafios que conhecemos, há uma convergência de fatores que dão fôlego aos investimentos dos estrangeiros na nossa Bolsa.

Entre os atributos, o país é um grande polo de commodities agrícolas, minerais e energéticas – em meio a um ciclo de valorização global de matérias-primas. E contamos com empresas de qualidade de variados segmentos – diga-se de passagem, geradoras de lucros e resilientes – com ações extremamente baratas. Nesse universo, estão grandes bancos, cujos papéis vêm sendo bastante procurados pelos gringos.

Enquanto os Estados Unidos e outros países desenvolvidos estão começando a elevar as taxas de juros, nosso país está mais próximo do fim do ciclo de aperto monetário, o que beneficiará adiante as ações cíclicas domésticas e de consumo.

Vale destacar ainda que o Brasil se sobressai positivamente ao se considerar os deméritos dos outros mercados emergentes. A Rússia está em guerra; a China embute complexidades regulatórias e no ambiente de negócios e a Índia segue com sua Bolsa muito cara.

Em resumo, o Brasil é uma democracia, não oferece risco geopolítico, além de ser uma economia relevante com um mercado acionário com valuations atrativos e liquidez.

Veja o que aconteceu no acumulado de 2022:

Ibovespa: alta de +13,41%

Saldo estrangeiro na Bolsa: R$ 67 bilhões

Valorização do real frente ao dólar: +16,66%

*dados até 12/04

Então, nossa Bolsa é alvo dos gringos e você também não deveria perder as oportunidades que estão na mesa.

Mas aí você pode estar pensando que o país oferece no momento inúmeras alternativas promissoras em Renda Fixa e, por isso, muita gente pode não estar olhando com atenção para as ações. De fato, há títulos pagando hoje mais de 1% ao mês e isso não pode ser desprezado de jeito nenhum.

Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Uma boa estratégia de investimentos passa pela diversificação. Essa é a regra básica para diluição dos riscos e maximização dos lucros ao longo do tempo.

A hora e a vez do Kit Brasil

Para surfar as melhores oportunidades no Brasil entre os variados tipos de ativos, a Vitreo, futura Empiricus Investimentos, acaba de lançar o Fundo Multimercado Kit Brasil.

A carteira desse fundo é composta por:

  • Títulos públicos
  • Ações criteriosamente selecionadas
  • Estratégias ligadas a moedas e juros

Com a partir de R$ 1 mil já é possível se expor ao upside do Brasil. Outra vantagem é que esse fundo oferece liquidez imediata em caso de resgate. Segundo levantamento da Quantum Axis, não tem nenhum outro fundo multimercado no país que siga a estratégia semelhante à do Kit Brasil com resgate em D+0 (no mesmo dia).

Sócio-fundador da Empiricus
Sócio-fundador da Empiricus, é bacharel em Economia pela FEA-USP, em Jornalismo pela Cásper Líbero e mestre em Finanças pela FGV-EESP. É autor da newsletter Viva de Renda.
Sócio-fundador da Empiricus, é bacharel em Economia pela FEA-USP, em Jornalismo pela Cásper Líbero e mestre em Finanças pela FGV-EESP. É autor da newsletter Viva de Renda.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.