Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Roubo de veículos desaba 39% em SP e furtos recuam 29%

04/06/2021 - 21:50
Automóveis
A pesquisa foi realizada de acordo com dados dos boletins ocorrência da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (Imagem: Pixabay)

O estado de São Paulo registrou queda de 39,4% nas ocorrências de roubos de automóveis na comparação entre 2020 e 2019, de acordo com dados divulgados pela Boletim Econômico Tracker-FECAP desta última sexta-feira (28).

Em números absolutos, foram registadas 33 mil ocorrências de roubos em 2019 e 20 mil no ano passado. Já quando falamos de furtos, o recou foi de 29,8%, com 67,8 mil em 2019 e 47,6 mil em 2020.

Segundo o professor do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Erivaldo Costa, diversos fatores combinaram para essa queda, mas três são os que tiveram um maior impacto.

O primeiro foi a diminuição de carros nas ruas, que derrubou a oferta para os assaltantes.

“A menor circulação reduziu também o número de acidentes, fazendo cair a demanda por peças e acessórios, principal motivador econômico para o roubo de automóveis no Estado e que abastece os desmanches”, afirmou Costa.

Por fim, o especialista afirma que a diminuição da renda gera também uma menor quantidade de veículos novos nas ruas, o que não é favorável para os assaltantes.

“Os furtos registraram uma frequência cerca de 2,2 vezes maior que os casos de roubos. Os delitos
cresceram quando as pessoas passaram a se expor mais. O aumento do movimento de ir e vir do trabalho, das compras, do lazer, é acompanhado pelo aumento dos furtos de carros”, afirmou Erivaldo Costa.

A pesquisa foi realizada de acordo com dados dos boletins ocorrência da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 04/06/2021 - 21:50

Pela Web