Rússia atinge instalações de energia da Ucrânia e mata três pessoas
A Rússia lançou uma barragem de drones e mísseis em ataques noturnos contra a Ucrânia neste sábado (8), matando pelo menos três pessoas e danificando grandes instalações de infraestrutura de energia em três regiões, disseram autoridades ucranianas.
O presidente Volodymyr Zelensky disse que a Rússia havia lançado mais de 450 drones e 45 mísseis.
Duas pessoas morreram e 12 ficaram feridas na cidade de Dnipro quando um drone atingiu um prédio. Uma pessoa foi morta na região de Kharkiv, segundo autoridades regionais.
Instalações de energia nas regiões de Kiev, Poltava e Kharkiv foram danificadas, disse a primeira-ministra Yulia Svyrydenko.
Zelenskiy disse que os ataques mostraram que a pressão das sanções deve ser intensificada.
“Para cada ataque de Moscou à infraestrutura de energia, com o objetivo de prejudicar as pessoas comuns antes do inverno, deve haver uma resposta de sanções visando toda a energia russa, sem exceções”, disse ele no aplicativo Telegram.
Desde o início da ofensiva em larga escala à Ucrânia, há quase quatro anos, a Rússia tem atacado deliberadamente o setor de energia à medida que a necessidade de aquecimento aumenta.
Neste outono, a Rússia atacou instalações de gás nove vezes em um espaço de dois meses, de acordo com a empresa estatal de energia Naftogaz.
O Ministério da Defesa de Moscou disse que lançou “um ataque maciço com armas de alta precisão de longo alcance, aéreas, terrestres e marítimas” contra instalações de produção de armas e energia em resposta aos ataques de Kiev à Rússia.