Internacional

Rússia diz que nova embaixadora dos EUA não conseguirá melhorar relações

27 jan 2023, 10:45 - atualizado em 27 jan 2023, 10:45
Rússia
Zakharova disse que o espaço de manobra de Tracy seria limitado devido ao que ela disse ser um forte sentimento bipartidário anti-russo nos Estados Unidos (Imagem: REUTERS/Shamil Zhumatov)

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse nesta sexta-feira que Lynne Tracy, a nova embaixadora dos Estados Unidos em Moscou, não melhorará os laços entre os dois países por causa do que ela chamou de “guerra híbrida” em curso de Washington contra a Rússia.

A nomeação da embaixadora ocorre em um momento em que as relações entre a Rússia e os EUA permanecem em mínimas históricas por conta da guerra de Moscou na Ucrânia.

Zakharova disse que o espaço de manobra de Tracy seria limitado devido ao que ela disse ser um forte sentimento bipartidário anti-russo nos Estados Unidos.

Ela afirmou acreditar que seria um progresso se as relações EUA-Rússia não piorassem ainda mais, mas disse que a Rússia não acredita que seja possível evitar uma maior deterioração.

Na semana passada, o Kremlin rejeitou a ideia de que Washington e Moscou poderiam mudar seu relacionamento na metade do mandato do presidente dos EUA, Joe Biden, acrescentando que “não há esperança” de melhora no futuro próximo.

reuters@moneytimes.com.br