Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Rússia diz que precisa de tempo para decidir sobre cortes de produção de petróleo

07/02/2020 - 21:10
Novak disse que Moscou precisa de mais tempo para avaliar a situação e preferiu não fornecer uma posição clara da Rússia sobre a proposta (Imagem: REUTERS/Yves Herman)

A Rússia disse nesta sexta-feira que precisa de mais tempo para decidir se vai se juntar a qualquer corte adicional de oferta de petróleo que seja realizado pela Opep, afirmando que o avanço da produção nos Estados Unidos deve desacelerar e a demanda global continua sólida.

O ministro de Energia russo, Alexander Novak, fez os comentários em um momento em que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) pressiona Moscou a tomar uma decisão quanto aos novos cortes, que teriam como objetivo responder ao surto de coronavírus na China, que vem afetando a economia global.

Um painel técnico que assessora a Opep e um grupo de aliados liderados pela Rússia, aliança conhecida como Opep+, propôs na quinta-feira um corte adicional provisório de 600 mil barris por dia, disseram três fontes à Reuters.

Os membros da Opep+ devem se reunir em Viena nos dias 5 e 6 de março, embora o encontro possa ser antecipado, a depender de como o coronavírus afeta os preços do petróleo.

Novak disse que Moscou precisa de mais tempo para avaliar a situação e preferiu não fornecer uma posição clara da Rússia sobre a proposta. As cotações da commodity têm sido pressionadas recentemente, na ausência de uma resposta russa aos pedidos por mais cortes de produção.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

“Não posso falar neste momento sobre minha posição, talvez a revelemos na próxima semana”, disse Novak, quando perguntado sobre a opinião russa. “A Rússia precisa de alguns dias para análises de mercado.”

Leia mais sobre: China, Commodities, EUA, Opep, Petróleo, Rússia

Última atualização por Renan Dantas - 07/02/2020 - 21:10