AgroTimes

Rússia lança novo ataque com mísseis em porto de Odessa na Ucrânia

27 jul 2023, 10:21 - atualizado em 27 jul 2023, 10:21
Rússia Ucrânia porto
Ataques danificaram 26 instalações de infraestrutura em portos e 5 embarcações civis nos 9 dias anteriores na Ucrânia (Foto: Reuters)

As forças russas atingiram a infraestrutura portuária na região ucraniana de Odessa em um ataque noturno com mísseis, matando um guarda de segurança e danificando um terminal de carga, disse o governador da região nesta quinta-feira (27).

Os portos de Odessa têm sido alvos regulares de ataques russos desde que Moscou se retirou em 17 de julho de um acordo mediado pela ONU que permitia a exportação de grãos ucranianos pelo Mar Negro.

Antes do último ataque, o vice-primeiro-ministro ucraniano, Oleksandr Kubrakov, disse que os ataques aéreos russos danificaram 26 instalações de infraestrutura portuária e cinco embarcações civis nos nove dias anteriores. Ele não deu mais detalhes sobre os danos.

O governador de Odesa, Oleh Kiper, disse que a Rússia disparou mísseis Kalibr em um porto não especificado de um submarino no Mar Negro no ataque noturno. Ele disse que um prédio de segurança foi destruído e dois carros danificados.

A Força Aérea da Ucrânia disse que dois mísseis foram disparados no ataque e que não foi capaz de derrubá-los, mas que as defesas aéreas derrubaram oito drones que a Rússia lançou para atacar outras regiões da Ucrânia durante a noite.

Natalia Humeniuk, porta-voz do comando militar do sul da Ucrânia, disse que uma tempestade noturna ajudou a Rússia no ataque noturno à região de Odesa.

“O inimigo aproveitou as condições meteorológicas e lançou o míssil durante trovão e vento e a uma altura extremamente baixa para dificultar a localização”, disse ela.

Humeniuk disse que as defesas aéreas foram fortalecidas em certas áreas, mas que mais reforços ainda são necessários.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.