Mercados

Rússia não fornecerá petróleo para países que impuserem teto de preço, diz banco central

22 jul 2022, 13:05 - atualizado em 22 jul 2022, 13:05
Sede do BC da Rússia em Moscou
Nabiullina acrescentou que a proposta dos países do G7, visando remover da Rússia receitas de energia em uma tentativa de limitar as opções de Moscou (Imagem: REUTERS/Maxim Shemetov)

A Rússia não fornecerá petróleo para países que decidirem impor teto de preço ao seu produto, disse Elvira Nabiullina, presidente do banco central da Rússia, em uma coletiva nesta sexta-feira.

Nabiullina acrescentou que a proposta dos países do G7, visando remover da Rússia receitas de energia em uma tentativa de limitar as opções de Moscou para financiar sua campanha militar na Ucrânia, também estimulará os preços globais do petróleo.

“No que me diz respeito, não forneceremos petróleo para aqueles países que impuserem tal teto e nosso petróleo e seus derivados serão redirecionados para países que estão prontos para cooperar conosco”, disse Nabiullina.

O esquema de teto de preço, que foi proposto primeiramente pela secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, pode ser imposto sobre metade do preço de aquisição russo, mas a forma do acordo final e do nível do preço ainda serão anunciados.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.