AgroTimes

Rússia reproduz à carne do PA barreira não-tarifária de 2021, antes da contraprova da “vaca louca”

02 mar 2023, 16:47 - atualizado em 02 mar 2023, 17:08
Carnes
Rússia interrompe compras de carne bovina do Pará após caso de vaca louca (Imagem: Pixabay/nico1979)

A Rússia está reproduzindo a mesma prática de barreira não-tarifária de 2021 contra a carne bovina. Só falta a Arábia Saudita fazer o mesmo que fez à mesma época.

Os russos interromperam as compras de carne bovina do Pará, segundo seu seu serviço sanitário, o Rosselkhoznadzor.

Se a moda pegar, outros países podem adotar idêntica situação de embargo, na esteira do caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), o tal caso da vaca louca.

Os exames para contraprova estão sendo realizados no Canadá, depois que o Mapa e a agência sanitária do Pará fizeram os testes que confirmaram a doença como sem risco a humanos.

Para os chineses, as exportações estão embargadas. Mas, a princípio, até que os novos exames comprovem que o boi foi testado como mal “atípico”, não se configura barreiras.

Há o acordo sanitário entre Brasil e China que paralisa automaticamente os embarques, mesmo antes da contraprova em laboratório de referência internacional. Como em 2021.

Só que então o principal destino da proteína brasileira extrapolou, sem liberar novas compras por 3,5 meses, a despeito do caso caracterizado como sem risco e chancelado pela Organização Mundial de Saúde Animal.

Não há nenhuma representatividade na participação russa nas vendas do Brasil, país que até 2014 estava entre os principais destinos, com até ¼ de tudo que ia para fora.

No ano passado, as exportações de carne bovina in natura para foi 1,9% de tudo que sai do País, sendo 1,3% do Pará.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar