Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Rússia vai aumentar produção de trigo durum após Putin criticar preços de massas

23/12/2020 - 16:00
Trigo
A Rússia, uma das maiores exportadoras de trigo do mundo, produziu cerca de 700 mil toneladas da variedade durum neste ano (Imagem: Pixabay)

A Rússia vai mais do que dobrar sua produção de trigo durum, variedade utilizada na fabricação de massas, para 1,8 milhão de toneladas até 2025, disse o Ministério da Agricultura do país, após críticas do presidente Vladimir Putin ao aumento nos preços das massas.

Putin criticou a alta no valor dos alimentos no início de dezembro, em momento em que a crise da Covid-19 afeta a renda dos russos. Autoridades responderam com uma lista de medidas para estabilizar a inflação dos alimentos, incluindo uma cota para exportações de grãos e uma tarifa sobre os embarques de trigo.

A Rússia, uma das maiores exportadoras de trigo do mundo, produziu cerca de 700 mil toneladas da variedade durum neste ano, o que é suficiente para atender ao consumo doméstico, disse o ministério em comunicado nesta quarta-feira.

A Rússia colheu uma grande safra de grãos neste ano, e o aumento nos preços das massas é inaceitável, já que a taxa de desemprego subiu, as rendas estão caindo e os russos de regiões mais pobres que Moscou estão comendo macarrão “à Marinha”, disse Putin em dezembro, referindo-se a um prato que é legado soviético –spaghetti barato coberto por carne enlatada.

Os agricultores russos elevaram os preços do trigo durum neste ano devido ao aumento nos custos de produção, afirmou o Ministério da Agricultura, acrescentando que agora eles poderão receber algum apoio estatal para ampliar a produção.

Ainda segundo a pasta, a produção de trigo durum crescerá até 2025 em função de um aumento de 35% na área plantada e do uso de novas tecnologias.

Como resultado dos impactos econômicos da pandemia de coronavírus, a taxa de pobreza na Rússia avançou para 13,5%, compreendendo cerca de 20 milhões de pessoas, disse Putin em entrevista coletiva na semana passada.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Bruno Andrade - 23/12/2020 - 16:00