AgroTimes

Safra de algodão avança no Brasil com preço em alta; Bom Futuro vê cenário ‘espetacular’

10 fev 2022, 16:40 - atualizado em 10 fev 2022, 16:40
Algodão
No caso do algodão, ele disse que a expectativa é encerrar a semeadura nas fazendas do grupo até a próxima semana (Imagem: Reuters/Mohamed Abd El Ghany)

Depois de amargarem quedas de área e produção na safra passada devido a um atraso na colheita de soja, os produtores de algodão do Brasil veem um cenário muito positivo para a pluma em 2021/22, cujo plantio está em vias de se encerrar diante preços em ascensão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na SLC Agrícola houve um crescimento de 38% nas lavouras da cultura, para 177,8 mil hectares, disse à Reuters o diretor de Operações, Leonardo Celini.

“Na área de algodão que plantamos em Mato Grosso, com mais de 80 mil hectares, temos expectativa de boas produtividade e o clima está mostrando boas condições”, afirmou o executivo.

Já o diretor de Produção da Bom Futuro, Inácio Modesto Filho, disse que, por ter sido um ano em que choveu mais cedo em Mato Grosso e o plantio da soja ter começado na primeira quinzena de setembro, até o final deste mês todo o milho e o algodão da empresa estará plantado em um cenário “espetacular”.

No caso do algodão, ele disse que a expectativa é encerrar a semeadura nas fazendas do grupo até a próxima semana. A área da Bom Futuro destinada à cultura passou de 147 mil hectares para 170 mil hectares, no comparativo anual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Modesto também destacou que chuvas em Mato Grosso postergaram um pouco o fim do plantio, inicialmente projetado para a semana passada, mas houve períodos de muito sol em janeiro que permitiram acelerar a colheita da soja e semear muito algodão.

Com isso, a produtividade esperada pela Bom Futuro é de 135 arrobas por hectare, ligeiramente acima das 133 arrobas por hectare registradas no ciclo anterior e em uma área maior.

Para o executivo da SLC, até mesmo em outras regiões onde a pluma é cultivada na primeira safra, como “algodão verão” em Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia, há pleno desenvolvimento da cultura e as lavouras estão caminhando “muito bem”.

O diretor de Produção Agrícola da Amaggi, Pedro Valente, afirmou que a companhia aumentou em 30 mil hectares o plantio de algodão, para 150 mil hectares, em 2021/22. Para a próxima safra está planejada mais uma elevação de 30 mil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou nesta quarta-feira alta de 15% para a produção da pluma no Brasil, a 2,71 milhões de toneladas. A área foi projetada em alta de 12%, para 1,5 milhão de hectares.

Fabrica Fibra Algodao
A despeito da forte elevação dos custos de produção, a rentabilidade é extremamente atrativa para o produtor”, acrescentou a estatal sobre o ciclo atual (Imagem: Pixabay/medyamen2)

No ciclo anterior, o país havia recuado 21,5% em produção e 17,7% em área porque, segundo a Conab, diversos produtores deixaram de plantar quando a janela foi perdida após o atraso na colheita da soja.

Preços e Projeções

O mercado global e o recuo na oferta da última temporada no Brasil, no entanto, traduziram-se em um salto nos preços, o que ajudou na recuperação de área na safra atual e ainda pode impulsionar os planos de plantio para 2022/23.

“A demanda ficou aquecida e no ano passado o Brasil produziu menos. Esse ano acredito que o país possa chegar a 3 milhões de toneladas e com possibilidade de preços melhores”, estimou o executivo da SLC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Conab, em 1º de janeiro de 2021, a cotação média da arroba da pluma em Mato Grosso estava em 120,93 reais, e em 1º de fevereiro de 2022 a cotação foi de 227 reais, valorização de 87%.

“A despeito da forte elevação dos custos de produção, a rentabilidade é extremamente atrativa para o produtor”, acrescentou a estatal sobre o ciclo atual.

Algodão
Na Amaggi, cerca de 75% do algodão que está sendo plantado em 2021/22 já foi comercializado, e outros 30% da próxima safra também (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

O diretor da Amaggi afirmou que a rentabilidade em Mato Grosso está muito favorável, pois os insumos utilizados nesta safra foram adquiridos ano passado, a preços mais baixos, e as vendas estão sendo realizadas a valores maiores do que o esperado.

“Tudo indica que teremos preços remuneradores para toda a cadeia… Ao menos nas próximas duas safras, não vejo o algodão perder espaço para outras culturas, como soja”, disse ele, mesmo em um ambiente de margens mais apertadas para 2022/23, devido à pressão de custos com insumos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na Amaggi, cerca de 75% do algodão que está sendo plantado em 2021/22 já foi comercializado, e outros 30% da próxima safra também.

“Não vejo um estouro de preços… (porque) não só está voltando o Brasil com áreas, quanto outros países aumentando… mas a China está voltando a consumir”, disse Valente.

“Apesar da pressão de custos, a safra atual será excelente e a que vem ainda será boa, em termos de rentabilidade”, completou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar