BusinessTimes

Saiba quais empresas da Bolsa também emitem títulos de renda fixa

13 set 2020, 12:00 - atualizado em 11 set 2020, 20:14
Moedas investimento casa imóvel renda
É possível fazer uma carteira de renda fixa balanceada, com empresas de diversos setores e expostas a diferentes variáveis (Imagem: Pixabay/@nattanan23)

Se você analisou, gostou e confiou nos fundamentos de uma empresa listada na B3, a bolsa brasileira, mas ainda não está pronto para entrar na renda variável, não tem problema. Muitas companhias de capital aberto também emitem títulos de renda fixa no mercado de crédito corporativo.

Isso significa que você pode investir em debêntures, CRAs (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) e CRIs (Certificado de Recebíveis Imobiliários).

Optar por esses títulos é uma maneira mais conservadora de buscar bons rendimentos, uma vez que o mercado de crédito paga remuneração atrelada a outros indicadores, como inflação.

Nesse sentido, é possível fazer uma carteira de renda fixa balanceada, com empresas de diversos setores e expostas a diferentes variáveis. Na hora de aplicar, vale a regra geral de analisar o risco de crédito do título, para garantir que ele está adequado ao seu perfil como investidor.

Crédito privado

Durante o pico da crise trazida pela pandemia do novo coronavírus, os títulos de crédito privado também sentiram: em abril, o IDA, índice de debêntures da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) tombou mais de 8% no acumulado anual.

No entanto, a recuperação foi relativamente rápida e deve apontar para um maior espaço para esses títulos no futuro, com a tendência de modernização no mercado de crédito brasileiro.

Ao contrário do Tesouro Direto, os títulos privados de renda fixa não possuem proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). No entanto, é possível verificar o rating, ou seja, o risco atrelado à empresa emissora, para entender a quais fatores a empresa está exposta.

Também é importante ressaltar que, geralmente, investir em crédito privado exige um maior capital inicial. No entanto, há fundos de investimento em direitos creditórios, contando com a assistência de um gestor profissional.

Confira a lista de empresas da bolsa que também estão no mercado de renda fixa:

Empresas Código
AES Tietê TIET11
Alliar AALR3
Aliansce Sonae ALSO3
Alupar ALUP11
BR Foods BRFS3
Cemig CMIG4
Cielo CIEL3
Copel CPLE6
CPFL CPFE3
ISA Cteep TRPL4
Dasa DASA3
RaiaDrograsil RADL3
EDP ENBR3
Eletrobras ELET6
Engie EGIE3
Equatorial EQTL3
Energisa ENGI11
Fleury FLRY3
Iguatemi IGTA3
Klabin KLBN4
Localiza RENT3
Lojas Americanas LAME4
Marfrig MRFG3
Minerva BEEF3
Movida MOVI3
Multiplan MULT3
Natura NTCO3
Petrobras PETR3
Guararapes GUAR3
Sabesp SBSP3
Sulamerica SULA11
Taesa TAEE11
Unipar UNIP6
Vale VALE3
Via Varejo VVAR3
Vivo VIVO3

app.renda.fixa@moneytimes.com.br