Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Salário mínimo de 2019 pode ser maior do que os R$ 1.006 previstos

14/11/2018 - 9:41

Em audiência na Câmara dos Deputados, nessa terça-feira (13), para explicar o Projeto de Lei do Orçamento para 2019, o atual ministro do Planejamento, Esteves Colnago, afirmou que o valor do salário mínimo pode ser maior do que o projetado em junho, quando a proposta foi enviada ao Congresso.

Isso porque o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que faz parte do cálculo para reajustar o salário mínimo, pode terminar o ano maior do que os 4,2% projetados.

O salário mínimo está previsto em R$ 1.006,00 para 2019. O ministro relembrou que o pagamento dos benefícios de prestação continuada e o Bolsa Família só têm recursos previstos até junho de 2019.

Para completar os recursos necessários, o próximo governo precisa conseguir ainda no primeiro semestre autorização do Congresso para contrair dívida.

Parlamentares e representantes da sociedade civil reclamaram da opção política do governo Temer ao escolher esse tipo de despesa para ficar condicionada.

José Ferreira, vice-presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social comentou o risco.

O ministro afirmou que a opção do governo foi condicionar à aprovação do Congresso despesas que não enfrentariam oposição, como o Bolsa Família, para facilitar a articulação política do governo eleito.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: ,

Última atualização por Gustavo Kahil - 14/11/2018 - 9:41

Cotações Crypto
Pela Web