Economia

Salário mínimo de 2019 pode ser maior do que os R$ 1.006 previstos

14 nov 2018, 9:41 - atualizado em 14 nov 2018, 9:41

Em audiência na Câmara dos Deputados, nessa terça-feira (13), para explicar o Projeto de Lei do Orçamento para 2019, o atual ministro do Planejamento, Esteves Colnago, afirmou que o valor do salário mínimo pode ser maior do que o projetado em junho, quando a proposta foi enviada ao Congresso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que faz parte do cálculo para reajustar o salário mínimo, pode terminar o ano maior do que os 4,2% projetados.

O salário mínimo está previsto em R$ 1.006,00 para 2019. O ministro relembrou que o pagamento dos benefícios de prestação continuada e o Bolsa Família só têm recursos previstos até junho de 2019.

Para completar os recursos necessários, o próximo governo precisa conseguir ainda no primeiro semestre autorização do Congresso para contrair dívida.

Parlamentares e representantes da sociedade civil reclamaram da opção política do governo Temer ao escolher esse tipo de despesa para ficar condicionada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

José Ferreira, vice-presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social comentou o risco.

O ministro afirmou que a opção do governo foi condicionar à aprovação do Congresso despesas que não enfrentariam oposição, como o Bolsa Família, para facilitar a articulação política do governo eleito.

Compartilhar

agencia.brasil@moneytimes.com.br
Leia mais sobre: