Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Samarco contrata consultoria a pedido de credores

31/03/2020 - 14:55
Samarco Mineração Empresas
A joint venture da BHP e da Vale está pronta para apresentar seu plano de negócios à consultoria e pagara as taxas à emrpesa, que por sua vez fornecerá aos credores suas conclusões (Imagem: Reuters/Ricardo Moraes)

A Samarco concordou em contratar a Behre Dolbear para avaliar seu plano de negócios, na tentativa de reiniciar a produção após o default de 2016, segundo pessoas com conhecimento da situação.

A contratação da Behre Dolbear, especializada em estudos técnicos e estratégicos para empresas de mineração, foi pedida pelos credores da Samarco.

A empresa auditará e avaliará o plano de negócios da produtora de minério de ferro para o seu esperado reinício no segundo semestre do ano, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque o assunto é privado.

Embora a Samarco e seus credores não tenham acordado uma data formal para retomar as negociações sobre a reestruturação de US$ 2,9 bilhões em dívidas inadimplentes, a contratação da Behre Dolbear é um passo em direção a um acordo, disseram as pessoas.

A joint venture da BHP e da Vale está pronta para apresentar seu plano de negócios à consultoria e pagara as taxas à emrpesa, que por sua vez fornecerá aos credores suas conclusões.

As restrições globais de viagens impostas pela crise do coronavírus impediram a chegada dos técnicos, disseram as pessoas. Embora a Samarco tenha dito que reiniciará a atividade de mineração depois de garantir todas as permissões exigidas pelas autoridades, ainda não está claro se essa expectativa pode ser atendida, disseram as pessoas.

As operações estão interrompidas desde o colapso da barragem de resíduos em 2015 que matou 19 pessoas, reduzindo a capacidade da empresa em cumprir suas obrigações com os credores.

Os US$ 2,2 bilhões em títulos com vencimento em 2022 e 2024 estão sendo negociados entre 37 e 40 de dólar. A empresa está inadimplente com essas obrigações há quase quatro anos. Os títulos perderam cerca de 25 centavos desde o surgimento do primeiro caso de coronavírus no Brasil no final de fevereiro.

Um representante da Samarco preferiu não comentar a contratação da Behre Dolbear, bem como as negociações com os credores.

Cerca de 60% da força de trabalho da Samarco estão afastados do trabalho nas unidades devido a políticas adotadas para limitar a propagação do vírus, informou a empresa por email. Enquanto alguns trabalham em casa, outros trabalham em turnos para manter apenas trabalhos essenciais nas unidades, disse o representante.

Um representante da Behre Dolbear não respondeu aos pedidos de comentários.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Vitória Fernandes - 31/03/2020 - 14:55