AgroTimes

Santa Catarina quer incorporar mais cordeiro à sua liderança em suínos e aves

05 maio 2021, 15:05 - atualizado em 05 maio 2021, 15:08
Açogue Carnes Inflação Consumidor Consumo
Varejo catarinense quer incorporar mais carne de cordeiro de produção própria (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

Na paisagem do Sul do Brasil, com suas araucárias, pradarias e zona temperada mais pronunciada, sempre cabe uma ovelha para figurar na fotografia. Mas a realidade não é bem assim mais, pelo menos em Santa Catarina. Falta ovelha para saciar o apetite tradicional da carne de ovinos.

O estado mais produtivo e líder em suínos e aves agora quer incrementar a ovinocultura e deixar de ser o maior importador dessa proteína, dos países vizinhos e até de outros estados.

A Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), em programa desenvolvido pelo Senar, está treinando produtores, especialmente das raças texel, dorper e santa inês – esta última a responsável por popularizar mais essa criação no Brasil e que levou o Nordeste a uma significativa participação no plantel nacional.

O fomento da cadeia produtiva, segundo o presidente da entidade, José Zeferino Pedroso, já atinge 300 produtores, integrados aos sindicatos rurais municipais, e quer aproveitar a estrutura industrial do parque frigorífico estadual.

Os programas em Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) abrangem todos os estágios para o desenvolvimento mais robusto da ovinocultura catarinense, do melhoramento genético à nutrição, da sanidade à gestão administrativa.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar