Resultados

Santander (SANB11): Rentabilidade deve cair no 1T25, vê Genial; motivo para se preocupar?

19 abr 2025, 15:38 - atualizado em 19 abr 2025, 15:43
Santander
Segundo a Genial, o recuo da rentabilidade não é motivo para se preocupar (Imagem: iStock/Lux Blue)

O Santander (SANB11) abrirá a safra de resultados dos bancos. No dia 30, o banco irá divulgar seus resultados e a expectativa da Genial é de uma ‘pausa’ na recuperação da rentabilidade (ROE), após quatro trimestres seguidos de alta.

Segundo os analisas, o número pode terminar o período em 16,9%, o que seria uma queda de 0,29 ponto percentual. Já o lucro, de R$ 3,80 bilhões, ficará praticamente estável no trimestre, mas ainda com alta robusta de 25,8% no ano.

  • VEJA MAIS: Duas ações de commodities podem se destacar perante as demais, segundo BTG Pactual; veja quais são

Os analistas lembram que o primeiro trimestre costuma ser, sazonalmente, um período de menor atividade econômica e com menos dias úteis, o que deve limitar a geração de resultados.

Além disso, a rentabilidade do Santander deve ser pressionada por outros dois principais fatores:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  1. o aumento das provisões com a adoção da Resolução nº 4.966; e
  2. a piora do NII Mercado, impactado pela alta da Selic.

Santander: Motivo para se preocupar?

Segundo a Genial, o recuo da rentabilidade não é motivo para se preocupar. Os analistas dizem que após surpreender positivamente no quarto trimestre, com a rentabilidade retornando a patamares acima do custo de capital, “estamos mais construtivos em relação ao Santander”.

“O desempenho recente — marcado por crescimento robusto de receita, controle de custos, melhora na qualidade do crédito e salto no ROE (de 11,6% em 2023 para 15,7% em 2024) — reforçou nossa confiança na tese de recuperação da rentabilidade”.

Mas o banco não deverá passar imune ao cenário. A Selic, a taxa básica de juros, elevada deve continuar pressionando a tesouraria e a inadimplência nas linhas de crédito atreladas ao CDI.

No segmento de pessoa física, a inflação persistente pode começar a pressionar o comprometimento da renda e, consequentemente, elevar os níveis de inadimplência no segundo semestre, aumentando o risco para o sistema financeiro.

“Nesse contexto macro mais desafiador, o banco tende a adotar uma postura mais conservadora, o que deve resultar em menor tração no crescimento da carteira e, por consequência, em uma expansão mais moderada da receita e do lucro”.

Após o forte avanço do lucro líquido em 2024 (42%) e um ROE de 15,7%, a Genial projeta um crescimento mais moderado de 12,8% em 2025, com o ROE alcançando 16,8% — ainda em patamar atrativo, mas com menor aceleração frente ao observado.

“Apesar da pontual queda na rentabilidade no trimestre, acreditamos que o valuation do Santander permanece atrativo”;

A Genial vê o Santander negociado a 6,5x P/L em 2025 e 5,7x P/L em 2026 e 1,1x P/VP 2024, configurando um desconto frente ao seu histórico.

  • Glossário: P/L (preço sobre o lucro) mede se a ação está cara ou barata em relação ao lucro. Quanto mais baixo o número, mais barato; P/VP (preço sobre valor patrimonial) avalia se a ação está acima ou abaixo do seu patrimônio líquido.

O preço-alvo é de R$ 31,9, potencial de alta de 17%.

Compartilhar

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.