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São Martinho (SMTO3) tem queda no lucro no 2º tri da safra 25/26 e reduz projeções de produção e investimentos

11 nov 2025, 6:35 - atualizado em 11 nov 2025, 6:35
São Martinho smto3 (1)
(Imagem: Reprodução/São Martinho)

A São Martinho (SMTO3) anunciou na noite desta segunda-feira (10) uma queda de 5,9% no lucro líquido do segundo trimestre da safra 2025/26 na comparação com o mesmo período da safra anterior, totalizando R$ 176 milhões.

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O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado da São Martinho, um dos maiores na produção de açúcar e etanol do Brasil, somou R$ 817 milhões nesse mesmo período, queda de 13,4% na mesma sazonal. A margem Ebitda ajustada caiu 1,2 ponto percentual, para 47%.

No comunicado, a empresa também alterou seu guidance de processamento de cana para 22 milhões de toneladas, contra uma previsão anterior de 22,6 milhões, queda de 2,7%.

Nas operações de cana-de-açúcar, a empresa estima um total de 3 milhões de toneladas de Açúcar Total Recuperável (ATR produzido) a serem produzidas no 12M26, -4,2% em relação ao Guidance de 23 de junho de 2025.

“A expectativa de menor ATR produzido deriva das condições climáticas adversas, notadamente, da menor ocorrência de chuvas entre janeiro e maio/25, que prejudicaram a produtividade do canavial (em toneladas de cana por hectare) e ATR médio da São Martinho, assim como do setor, para 12M26”, informou a companhia

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A empresa também anunciou uma redução de 5,3% no Capex total para a safra, chegando em R$ 2,8 bilhões nos 12 meses. Os destaques foram as reduções das linhas de Melhoria Operacional, com queda de 16,1%, e Modernização/Expansão, com queda de 6,8%.

A receita líquida da São Martinho somou R$ 1.739,7 milhões no 2T26, uma queda de 11,3% em relação a 2T25, decorrente dos menores preços e volumes comercializados de açúcar e de etanol.

A alavancagem financeira, medida pela relação entre a dívida líquida e o Ebitda ajustado, atingiu 1,57x no 3T25, frente a 1,36x no encerramento do 2T25 e 1,35x um ano antes.

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fernando.antunes.ext@moneytimes.com.br
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