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São Paulo, Corinthians, Palmeiras: Clubes assinam criação de liga de futebol brasileiro, a Libra

03 maio 2022, 16:02 - atualizado em 03 maio 2022, 16:02
Palmeiras Corinthians
Palmeiras e Corinthians assinaram documento (Imagem: Palmeiras/Cesar Greco)

Oito clubes de futebol do Brasil assinaram, nesta terça-feira (3), a criação de uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro.

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São eles: Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo, na série A do Brasileirão, e Cruzeiro e Ponte Preta, na série B.

Segundo o Globo Esporte, uma nova reunião com a participação dos 40 clubes de ambas as séries do campeonato foi marcada para a semana que vem.

O encontro acontecerá na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, no dia 12 de maio.

No total, participaram do encontro desta terça 18 representantes de times.

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O Vasco manifestou interesse pela criação, mas ainda não assinou o documento. O presidente do clube, Jorge Salgado, afirmou em seu perfil no Twitter que “esse é o caminho” para o futebol brasileiro.

A criação da liga foi proposta pela empresa Codajas Sports Kapital e pelo BTG Pactual.

Em janeiro, o representante da Codajas, o advogado Flavio Zveiter, anunciou a parceria com o BTG. Um consórcio formado pela Live Mode e pela XP Investimentos também quer gerir a nova liga.

O GE ainda aponta que, por mais que existisse a expectativa de que a maioria dos clubes da séria A assinassem o documento, ainda existe uma divergência entre dois grupos que se dividiram durante a proposta.

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A Libra terá uma verba de cerca de R$ 5 bilhões, segundo o site Goal — e os clubes não concordam com como o valor será repartido.

O primeiro grupo inclui os clubes paulistas mais o Flamengo, enquanto o segundo, chamado de “Forte Futebol”, foi criado por dez clubes da primeira divisão do Brasileirão e contam com o Atlético-MG como embaixador.

Isso porque ambos não concordam com a divisão dos recursos quando os contratos de TV forem assinados. A Codajas propõe uma divisão de 40% dos valores fixos,  30% variável por performance esportiva e 30% por audiência.

Para o Forte Futebol, a divisão deveria ser de 50% dos valores fixos,  25% variável por performance esportiva e 25% por audiência.do entre os clubes participantes. Uma decisão sobre os valores pode acontecer nas próximas reuniões.

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Editora
Jornalista formada pela Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM) e editora do Money Times, já passou por redações como Exame, CNN Brasil Business, VOCÊ S/A e VOCÊ RH. Já trabalhou como social media e homeira e cobriu temas como tecnologia, ciência, negócios, finanças e mercados, atuando tanto na mídia digital quanto na impressa.
tamires.vitorio@moneytimes.com.br
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