Empresas

Saudita Salic diz ao Cade ser acionista passivo da Minerva e BRF

06 ago 2025, 18:43 - atualizado em 06 ago 2025, 18:43
brf brfs3
(Imagem: REUTERS/Rodolfo Buhrer)

A Salic International Investment Company (SIIC), subsidiária integral da Saudi Agricultural and Livestock Investment Company, afirmou nesta quarta-feira ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que é acionista minoritária passiva das produtoras de alimentos BRF e Minerva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O esclarecimento do investidor saudita ocorre após um pedido formal de informações feito pelo Cade relacionado à proposta de aquisição da BRF pela Marfrig, rival da Minerva no segmento de carne bovina.

A Minerva alegou que a fusão envolveria a transferência dos atuais acionistas da BRF, incluindo a Salic, para a estrutura acionária da Marfrig, por meio de uma troca de ações.

A SIIC, que detém 11,03% da BRF e 24,49% da Minerva, afirmou que “não detém quaisquer direitos políticos que lhe permitam interferir ou influenciar a independência e o curso normal dos negócios e da administração da BRF e ou da Minerva.”

O negócio foi aprovado pelos acionistas minoritários de ambas as empresas na terça-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O investidor saudita se absteve de votar e não participou das discussões sobre a fusão entre a BRF e a Marfrig, de acordo com documentos públicos do Cade.

Separadamente, o Cade aprovou a transação proposta no início de junho. Mas a aprovação foi posteriormente contestada pela Minerva, que solicitou uma análise mais aprofundada do negócio.

A Minerva afirmou que, se a transação fosse concretizada, o investidor saudita ganharia influência sobre as decisões de negócios de três concorrentes: Minerva, Marfrig e BRF.

A BRF e a Marfrig não se manifestaram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Cade respondeu à Minerva concordando com uma análise mais prolongada da fusão, de acordo com uma decisão pública na última segunda-feira.

“Verifico que os fatos alegados, se comprovados, podem indicar um possível alinhamento de interesses e troca de informações sensíveis entre os principais concorrentes do mercado relevante em questão”, escreveu o superintendente-geral do Cade. Essa decisão tem de ser confirmada pelos conselheiros do Cade em sessão virtual marcada para 11 de agosto.

Por lei, o Cade tem um prazo de 240 dias para investigar fusões complexas, prorrogável por 90 dias.

Se aprovada, a Marfrig e a BRF criarão outra processadora global de alimentos brasileira, com fábricas nas Américas, Oriente Médio e Ásia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar