Bancos

Schnabel, do BCE, alerta contra bloqueio do fundo de recuperação da União Europeia

09 abr 2021, 10:33 - atualizado em 09 abr 2021, 10:33
“O aumento da dívida pública é inevitável e sensível diante desta crise do século, contanto que os gastos impulsionem o crescimento de forma sustentável”, disse Schnabel (Imagem: Reuters/Ralph Orlowski)

Isabel Schnabel, membro do conselho do Banco Central Europeu, alertou contra tentativas de bloquear o fundo de recuperação da União Europeia (UE), dizendo que tal medida seria um “desastre econômico para a Europa“.

O fato de que o fundo e os programas de ajuda nacional levarão a dívida nacional a níveis significativamente crescentes não é um problema, desde que os gastos impulsionem o crescimento econômico sustentável, disse Schnabel à revista alemã Der Spiegel.

“O aumento da dívida pública é inevitável e sensível diante desta crise do século, contanto que os gastos impulsionem o crescimento de forma sustentável”, disse ela em entrevista publicada nesta sexta-feira.

O tribunal constitucional da Alemanha colocou em espera a ratificação do fundo de recuperação da UE no mês passado, dizendo que avaliando um recurso emergencial contra o plano de investimento finananciado por dívida.

Schnabel também levantou preocupações quanto às ameaças potenciais para os mercados financeiros causadas pelas atividades de hedge funds.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.