Se fosse líder falso e mentiroso esperaria passar COP para anunciar teste na Margem Equatorial, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (4) que teria sido um líder falso se tivesse esperado a realização da cúpula climática das Nações Unidas COP30 em Belém este mês para que fosse anunciada a autorização do governo para se verificar se há petróleo na região da Margem Equatorial no Estado do Amapá.
“Se eu fosse um líder falso e mentiroso, eu esperaria passar a COP para anunciar”, disse Lula em entrevista a jornalistas em Belém.
O presidente lembrou que apenas um teste da Petrobras foi autorizado, e disse que se for encontrado petróleo na região, um novo processo de licenciamento será iniciado.
- LEIA AGORA: Resultados do 3T25: Veja como os números das empresas listadas na bolsa brasileira impactam o seu bolso
“Temos autorização para fazer o teste. Se a gente encontrar o petróleo que se pensa que tem, vai ter que começar tudo outra vez para dar licença”, disse.
“Temos que sair da era das doações para o investimento no financiamento climático”
Lula disse que o financiamento climático precisa deixar de ser baseado em doações e se concentrar em investimentos, como no caso do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que será oficialmente lançado em Belém esta semana.
“Estamos querendo sair da era das doações. A doação é muito importante, mas sempre fica muito aquém do que se precisa. Se não nos deram US$100 bilhões antes, não vão dar agora US$1,3 trilhão”, disse Lula em entrevista a repórteres de agências internacionais em Belém.
O TFFF é um mecanismo de financiamento multilateral proposto para apoiar a conservação de florestas ameaçadas de extinção usando recursos de investidores públicos e privados. Os lucros do fundo serão usados para compensar os investidores, mas também para pagar aos países pela preservação de suas florestas.