Livros

Seja breve — isso não é demérito!

01 nov 2025, 11:30 - atualizado em 30 out 2025, 13:41
Relógio
Nem sempre o texto mais longo é o melhor. Brevidade Inteligente mostra como a concisão pode ser poderosa — e até lucrativa. (Imagem: Pixabay)

Você não é mais inteligente porque fala ou escreve mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prolixidade não tem nada a ver com bom conteúdo. Excesso de palavras, menos ainda. Mesmo assim, a gente tende a olhar um longo texto confiando que ali há profundidade. E avaliar um texto enxuto como “raso”.

É esse paradigma que o livro “Brevidade Inteligente” tenta quebrar no decorrer de pouco mais de 200 páginas. É também um livro breve, mas com uma ideia poderosa: ele explica passo a passo como: escrever menos, dizer mais e ser ouvido. Um inimigo do “textão”. E aliado dos tempos em que vivemos onde muita gente quer produzir conteúdo ignorando se as pessoas querem ou não o consumir.

O livro explica, por exemplo, o poder de criar mensagens que caibam numa mensagem de Whatsapp sem que a pessoa precise “scrollar” a tela para continuar lendo. “Tenha coragem de tirar as mãos do teclado”, diz o texto.

Conto um pouco da história: os autores são jornalistas americanos com passagens por vários jornais importantes como o The Wall Street Journal. Juntos, eles fundaram a Axios, uma companhia de notícias cujo carro-chefe é uma newsletter. E desenvolveram nela e em seus outros produtos a concisão como marca e forma de se comunicar melhor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pode parecer uma recomendação deslocada do que venho fazendo aqui neste espaço. Mas ao ler esse livro, a primeira coisa que me veio à mente é que eu precisava contar a você sobre ele.

Porque no mundo dos negócios, a gente pode perder muito dinheiro quando não é ouvido. E muitas vezes não somos ouvidos porque falamos demais.

“Brevidade Inteligente” explica metodicamente como criar uma primeira frase de impacto no e-mail ou num discurso. Como dizer às pessoas que o que você está falando importa para elas. Como criar um texto, um e-mail ou uma fala focada no que as pessoas vão ouvir (e não no que você quer dizer).

Falando em ser breve…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilho aqui a recomendação de série que estou acompanhando neste momento. Abbot Elementary, disponível no Disney+, é uma série de humor que acompanha os professores de uma escola pública nos Estados Unidos. Tem apenas 4 temporadas e os episódios têm menos de 30 minutos. Breve, mas faz rir com inteligência.

Brevidade Inteligente
Autores: Jim VanderHei, Mike Allem e Roy Schwartz
Editora: Sextante

Abbot Elementary
Disponível: Disney+
Temporadas: 4

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Head de Conteúdo do Market Makers
Leopoldo Rosa é head de Conteúdo do Market Makers. Jornalista com MBA em Mercado de Capitais pela UBS/B3 e em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Tem passagens por Globo, CBN, CNN e Abril.
leopoldo.rosa@autor.www.moneytimes.com.br
Leopoldo Rosa é head de Conteúdo do Market Makers. Jornalista com MBA em Mercado de Capitais pela UBS/B3 e em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Tem passagens por Globo, CBN, CNN e Abril.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar