Seja breve — isso não é demérito!
Você não é mais inteligente porque fala ou escreve mais.
Prolixidade não tem nada a ver com bom conteúdo. Excesso de palavras, menos ainda. Mesmo assim, a gente tende a olhar um longo texto confiando que ali há profundidade. E avaliar um texto enxuto como “raso”.
É esse paradigma que o livro “Brevidade Inteligente” tenta quebrar no decorrer de pouco mais de 200 páginas. É também um livro breve, mas com uma ideia poderosa: ele explica passo a passo como: escrever menos, dizer mais e ser ouvido. Um inimigo do “textão”. E aliado dos tempos em que vivemos — onde muita gente quer produzir conteúdo ignorando se as pessoas querem ou não o consumir.
O livro explica, por exemplo, o poder de criar mensagens que caibam numa mensagem de Whatsapp — sem que a pessoa precise “scrollar” a tela para continuar lendo. “Tenha coragem de tirar as mãos do teclado”, diz o texto.
Conto um pouco da história: os autores são jornalistas americanos com passagens por vários jornais importantes como o The Wall Street Journal. Juntos, eles fundaram a Axios, uma companhia de notícias cujo carro-chefe é uma newsletter. E desenvolveram nela e em seus outros produtos a concisão como marca e forma de se comunicar melhor.
Pode parecer uma recomendação deslocada do que venho fazendo aqui neste espaço. Mas ao ler esse livro, a primeira coisa que me veio à mente é que eu precisava contar a você sobre ele.
Porque no mundo dos negócios, a gente pode perder muito dinheiro quando não é ouvido. E muitas vezes não somos ouvidos porque falamos demais.
“Brevidade Inteligente” explica metodicamente como criar uma primeira frase de impacto no e-mail ou num discurso. Como dizer às pessoas que o que você está falando importa para elas. Como criar um texto, um e-mail ou uma fala focada no que as pessoas vão ouvir (e não no que você quer dizer).
Falando em ser breve…
Compartilho aqui a recomendação de série que estou acompanhando neste momento. Abbot Elementary, disponível no Disney+, é uma série de humor que acompanha os professores de uma escola pública nos Estados Unidos. Tem apenas 4 temporadas e os episódios têm menos de 30 minutos. Breve, mas faz rir com inteligência.
Brevidade Inteligente
Autores: Jim VanderHei, Mike Allem e Roy Schwartz
Editora: Sextante
Abbot Elementary
Disponível: Disney+
Temporadas: 4