Comprar ou vender?

Selic em queda? As ações que podem se beneficiar com uma eventual redução dos juros

20 mar 2023, 17:52 - atualizado em 20 mar 2023, 17:52
Tesouro Direto
Guide diz que é importante ser “conservador” na renda fixa e evitar grandes riscos (Imagem: Shutterstock)

Se o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, reduzir a Selic, a taxa básica de juros, as ações de Arezzo (ARZZ3), Multiplan (MULT3), WEG (WEGE3), Assaí (ASAI3), Cielo (CIEL3) e Totvs (TOTS3) devem se beneficiar, segundo a Guide Investimentos.

As ações têm o perfil de serem de empresas que sofreram com o aumento dos juros nos últimos 12 meses, mesmo com bons fundamentos – baixo endividamento, margens altas e resultados crescentes.

A corretora, em relatório assinado por Fernando Siqueira e equipe, diz que a desaceleração do crédito pode gerar espaço para o Copom reduzir os juros. “O impacto no mercado de ações seria positivo”, resumiu.

No entanto, o mercado, no geral, não vê a autoridade monetária mudando o patamar da taxa básica de juros em decisão desta quarta-feira (22). A Selic está em 13,75% ano desde agosto do ano passado e deve continuar assim pelos próximos meses.

Renda fixa

A Guide diz que é importante ser “conservador” na renda fixa e evitar grandes riscos. “Com os aumentos dos spreads de crédito, há taxas elevadas para diversos produtos de renda fixa neste momento”, afirmou. “As taxas estão elevadas de forma geral e não é necessário assumir grandes riscos para se obter bons retornos”.

A corretora afirma que os próximos três a seis meses podem continuar trazendo surpresas negativas em termos de pedidos de recuperações judiciais, atrasos de pagamentos etc. “A relação risco-retorno é melhor em títulos soberanos (títulos do governo) e títulos ‘investment grade'”.

Além disso, pondera, seria importante ter diversificação na carteira de crédito privado. “Por mais que as taxas estejam altas em algumas operações, é melhor diversificar o portfólio em diversas operações para diluir o risco de crédito”.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.