Boletim Focus, Master e Guerra na Ucrânia no radar dos investidores; Veja análises do Giro do Mercado
No início da última semana do ano, a jornalista Giovana Leal recebe Mônica Araújo, economista-chefe da InvestSmart XP, para analisar os assuntos que movimentam os mercados globais nessa reta final de 2025 no Giro do Mercado.
O programa destacou as novas projeções do Boletim Focus continuam apontando uma taxa Selic em 12,25% para 2026. O IGP-M também recuou 0,01% em dezembro e encerrou 2025 com queda de 1,05%, menor taxa desde 2023.
Para Araújo, ainda há a necessidade de ajustes serem feitos pelo Banco Central em relação à inflação. “O que ainda deixa os economistas desconfortáveis é a demanda por serviços. Este ainda é um patamar que está rodando muito acima. É o único item que precisa dar essa contribuição positiva para a inflação no médio prazo”.
Nesta tarde, os agentes financeiros ainda aguardam a divulgação de dados do Caged e o resultado primário do Governo Central.
Além disso, o caso Master está no foco do mercado nesta semana, após o STF confirmar a acareação no inquérito que investiga irregularidades envolvendo a tentativa de venda do banco. Essa é a primeira vez que decisões do Banco Central são confrontadas em tribunais superiores do Brasil. Amanhã, às 14h, acontece uma audiência que colocará frente a frente os principais envolvidos no caso.
No cenário internacional, a atenção dos investidores está voltada para um possível acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump deu uma declaração em que afirma que um plano para encerrar o conflito está próximo de ser fechado, mas reconheceu que as conversas continuam emperradas em alguns pontos. Em reação s preços do petróleo subiam mais de US$ 1,00 hoje.
Entre as baixas do Ibovespa (Ibov) nesta segunda-feira (29), os destaques ficaram com Cogna (COGN3), Cyrela (CYRE3) e Direcional (DIRR3).
Já do lado positivo, o programa ressaltou CVC Brasil (CVCB3), Brava Energia (BRAV3) e Azzas 2154 (AZZA3).