Economia

Selic vai a 7% ainda em 2021, aposta Bank of America

22 jun 2021, 22:05 - atualizado em 22 jun 2021, 22:05
Banco Central
Para 2022, o BofA estima a manutenção do juro a 7% (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

A Selic pode ir a 7% ainda em 2021, avalia o Bank of America em um relatório enviado a clientes nesta terça-feira (22) e obtido pelo Money Times.

David Beker e Ana Madeira, que assinam o documento, entendem que o Banco Central irá aumentar o ritmo da sua caminhada de ajuste macroeconômico.

Desta forma, o Copom elevaria o juro duas vezes em 100 pontos-base em agosto e setembro, seguidos por um aumento de 50 pontos-base em outubro e um aumento final de 25 pontos-base em dezembro, com a Selic chegando a 7%.

Para 2022, o BofA estima a manutenção do juro a 7%.

Segundo Beker e Madeira, o BC adotou um tom mais vigilante na ata da sua última reunião. Eles citam dois parágrafos:

1º) O BC observou que os conselheiros discutiram a possibilidade de uma redução mais rápida dos estímulos de política monetária “já nesta reunião” , mas decidiu manter o ritmo atual enquanto destaca que uma normalização mais rápida seria possível na próxima reunião;

2º) o banco observou que, apesar da inflação estar alinhada com a meta em sua linha de base (com selic em 6,25% e 6,50% no final de 21 e 22), o balanço de riscos ainda estava enviesado para cima devido para o cenário fiscal e, portanto, justificaria uma trajetória da taxa de selic menos estimulante do que a usada em seu cenário de base.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.