Agenda do Dia

Sem consenso, projeto da taxação de compras internacionais segue para o Senado; confira a agenda desta quarta (05)

05 jun 2024, 8:52 - atualizado em 05 jun 2024, 8:54
taxação compras internacionais lula haddad marina silva agenda do dia
Fernando Haddad também continua sua visita ao Vaticano e defende taxação de grandes fortunas (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/Arquivo)

A quarta-feira (05) segue com os reflexos das agendas anteriores, enquanto a divulgação do PMI do setor de serviços é aguardada.

Após o adiamento da votação do Projeto de Lei do Mover (Programa Mobilidade Verde e Inovação), que prevê incentivos para a produção de veículos menos poluentes, o PL segue para votação do Senado hoje, mesmo sem acordo.

O ponto que divide opiniões é a taxação de compras internacionais abaixo de US$ 50, atualmente isentas do Imposto de Importação, de 60%.

Na Câmara, foi definida uma alíquota de 20% para a importação de produtos de empresas internacionais, como Shein e Shopee, mas a decisão foi retirada pelo relator, o senador Rodrigo Cunha.

Cunha também retirou a exigência do conteúdo local na exploração e no escoamento de petróleo e gás, que havia gerado reações em atores como o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).

Durante a sessão de ontem (04), segundo a Agência Senado, o senador afirmou que o projeto precisa seguir para votação com o Programa Mover, tema original e considerado urgente para o país.

“Defendo que esse projeto vá para frente com aquilo que lhe trouxe a vida, que é o Mover. É o que vai colocar o Brasil no tema mais importante, que é o clima”, afirmou.

Para o lado do exterior, o destaque fica para a visita de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, ao Vaticano, participando da conferência “Enfrentar a crise da dívida do Sul Global”. É esperado que ele defenda a taxação de grandes riquezas durante a visita ao país.

Enquanto isso, novamente em Brasília, a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa com uma coletiva de imprensa com Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e termina com uma reunião com Jader Filho, ministro das Cidades.

Confira a agenda do presidente Lula desta quarta-feira (05)

Horário Programação Local
10h00 Apresentação e coletiva de imprensa por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, com a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva Palácio do Planalto
14h40 Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Wellington César Lima Palácio do Planalto
15h30 Ministra da Casa Civil substituta, Miriam Belchior Palácio do Planalto
16h30 Ministro das Cidades, Jader Filho Palácio do Planalto

Economia

O destaque entre os dados econômicos fica para a divulgação do índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços, divulgado tanto no Brasil quanto em outros países.

Em abril, o índice saiu de 54,6 para 54,8, mostrando uma recuperação no setor.

Enquanto isso, na Zona do Euro, o índice de preços ao produtor (PPI, em inglês) apresentou queda de 1% em abril, seguindo o movimento de queda apresentado em março, quando a inflação ao produtor havia recuado 0,5%.

Confira a agenda econômica desta quarta-feira (05)

Horário País Indicador
04h55 Alemanha PMI do Setor de Serviços e Composto (Maio)
05h00 Zona do Euro PMI do Setor de Serviços e Composto (Maio)
05h30 Reino Unido PMI do Setor de Serviços e Composto (Maio)
06h00 Zona do Euro PPI (Abril)
08h00 Brasil Indicador Antecedente de Emprego (Maio)
08h00 EUA Índice do Mercado Hipotecário (Semanal)
09h00 Brasil Produção Industrial (Abril)
09h15 EUA Índice ADP de Variação de Empregos Privados (Maio)
10h00 Brasil PMI do Setor de Serviços e Composto (Maio)
10h45 EUA PMI do Setor de Serviços e Composto (Maio)
16h00 Argentina Produção Industrial (Abril)

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.