Política

Seminário discute acesso à energia elétrica na Amazônia; acompanhe

26 maio 2021, 14:34 - atualizado em 26 maio 2021, 14:34
Energia Elétrica Linhas de Transmissão
Ao passarmos por este primeiro ano de emergência sanitária, foi possível verificar como comunidades com acesso à energia para comunicação (Imagem: Unsplash/@wolfgang1809)

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (26) um seminário para discutir o Projeto de Lei 4248/20, que determina que, até 2023, todos os municípios da Amazônia Legal deverão contar com acesso à energia elétrica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O debate foi proposto pelo deputado Airton Faleiro (PT-PA), autor do projeto, com apoio da deputada Vivi Reis (Psol-PA). Os parlamentares pretendem acelerar a tramitação da proposta.

“Ao passarmos por este primeiro ano de emergência sanitária, foi possível verificar como comunidades com acesso à energia para comunicação, iluminação e refrigeração tiveram uma resiliência muito maior aos efeitos nefastos da pandemia”, justificam Faleiro e Reis no documento em que pedem o debate.

“E agora, entendemos ainda mais que é fundamental, que neste momento ainda de emergência que vivemos, as comunidades possam ao menos ter uma base com energia que lhes garanta o mínimo para continuar no enfrentamento à difusão do vírus. Um exemplo é a complexa logística vacinal”, completam.

O seminário acontece no plenário 12, às 13 horas. Confira a programação:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Abertura

  • autor do PL 4248/20, deputado Airton Faleiro;
  • relator do PL 4248/20, deputado  José Ricardo (PT-AM);
  • diretor do Departamento de Políticas Públicas e Universalização do Acesso à Energia do Ministério de Minas e Energia, Paulo Gonçalves Cerqueira;
  • representante da Rede Energia & Comunidades, Alessandra Mathyas.

Painel 1 – PL 4248/20: acesso emergencial à política de universalização no contexto da Covid-19

  • assessor técnico da Liderança do Partido dos Trabalhadores Telton Corrêa.

Painel 2 – Reflexos da Covid-19 em comunidades sem acesso à energia

  • representante do Projeto com Saúde Alegria sem Corona, na região da Resex Tapajós/Arapions e terras indígenas, Caetano Scanavino;
  • Marcelo Martins, que vai falar sobre a mitigação dos efeitos da Covid-19 nas terras indígenas do Xingu que trabalham com sistemas de energia renovável distribuída.

Painel 3 – Programa Mais Luz para a Amazônia: reestruturação para atender a emergência sanitária

  • representante do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) Munir Soares;
  • diretor do Departamento de Políticas Públicas e Universalização do Acesso à Energia do Ministério de Minas e Energia, Paulo Gonçalves Cerqueira;
  • representante da Distribuidora Equatorial Energia Pará Giorgiana Freitas Pinheiro;
  • representante da Distribuidora Energisa Job de Figueiredo Silvério Alves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar