AgroTimes

Senado adia votação de projeto de regularização fundiária em terras da União

14 abr 2021, 20:15 - atualizado em 14 abr 2021, 20:15
Rodrigo Pacheco
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, incluiu o projeto como primeiro item da pauta de votações  desta quinta-feira (15) (Imagem: Leopoldo Silva/Agência Senado)

O Senado Federal adiou a votação do projeto que regulariza ocupações fundiárias em terras da União (PL 4.348/2019), de autoria do deputado Silas Câmara (Republicanos-AM) agendada para esta quarta-feira (14).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A previsão é que o projeto seja votado amanhã (15), a  retirada de pauta atendeu a requerimentos apresentados pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e pelo senador Paulo Rocha (PT-PA), que pediram uma discussão mais profunda sobre a matéria.

Eliziane sustentou seu requerimento argumentando a necessidade de chegar a um entendimento com o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), relator do projeto.

Já o senador Paulo Rocha tratou da complexidade de uma legislação que abrangerá diferentes biomas e regiões. “Isso nos remete a ter uma discussão mais profunda sobre essa questão, para fazermos uma legislação capaz de atender os interesses de todos e essas diferenciações próprias de cada região”, explicou.

Ao defender mais tempo para análise do projeto, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) manifestou temor de que o texto não esclareça quais áreas serão incluídas na regularização fundiária, questão que não será resolvida “de hoje para amanhã”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) lembrou que metade da população brasileira mora em áreas irregulares e lamentou que, no Distrito Federal, agricultores aguardem seus títulos de propriedade há mais de 40 anos.

O senador Omar Aziz (PSD-AM) e o líder do MDB, senador Eduardo Braga (AM), inicialmente defenderam manter a matéria em pauta considerando a importância do tema para seu estado. Os dois, porém, apoiaram os requerimentos de adiamento.

“Que os senadores e as senadoras possam ajudar o estado do Amazonas, porque, além de viver um momento muito crítico da geração de emprego e muito crítico em relação à covid-19, ainda tem essa insegurança jurídica desses produtores do meu estado “, disse Omar Aziz.

“Na Amazônia e no Brasil afora, nesses assentamentos, o povo brasileiro não aguenta mais esperar uma solução fundiária”, declarou o senador Eduardo Braga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a concordância de Acir Gurgacz, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, determinou a reinclusão do projeto como primeiro item da pauta de votações  desta quinta-feira (15).

O PL 4.348/2019 regulariza todas as colonizações em terras da União ocorridas antes de 10 de outubro de 2008. Aprovado na Câmara dos Deputados em dezembro de 2019, o texto beneficia ocupações ocorridas depois de 1985 que ainda não têm amparo legal para sua regularização.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar