Política

Senado aprova projeto que permite uso do Fust para banda larga em escolas

19 nov 2020, 19:02 - atualizado em 19 nov 2020, 19:02
Senado
O projeto também cria um conselho gestor para o Fundo (Imagem: Pedro França/Agência Senado)

O Senado aprovou nesta quinta-feira projeto que permite a utilização de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para a ampliação do acesso à banda larga em escolas públicas.

Aprovado por 69 votos a 1, o projeto, que segue à sanção presidencial, atualiza a legislação para permitir a aplicação de recursos do fundo em serviço prestado no regime privado, caso do provimento de conexões em banda larga ou mesmo a telefonia móvel.

Relatado pelo senador Diego Tavares (PP-PB), o texto incorporou algumas mudanças em relação ao original e passou a trazer de forma expressa, a permissão para a aplicação do Fust para políticas de inovação tecnológica de serviços no meio rural, de forma a ampliar o acesso do agronegócio brasileiro.

Há possibilidade, ainda, do uso do fundo em modalidades de apoio reembolsável e de garantia em operações de financiamento, o que, segundo o relator, “pode facilitar o acesso dos pequenos e médios provedores de conexão ao mercado de crédito”, sobretudo em locais pouco atraentes às grandes empresas.

O projeto também cria um conselho gestor para o Fundo.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.