Política

Senado defende ações para estimular desenvolvimento da agricultura familiar

05 jul 2019, 11:33 - atualizado em 05 jul 2019, 11:36
Acir Gurgacz
Acir Gurgacz sugere isenção de impostos a agricultores familiares (Imagem:Marcos Oliveira/Agência Senado)

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) destacou nesta sexta-feira (5), em Plenário, ações para estimular a agricultura familiar e para dotá-la de condições para enfrentar adversidades como incertezas climáticas, falta de crédito e de assistência técnica.

Para ele, uma medida é o Projeto de Lei aprovado nesta semana pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), que isenta os agricultores familiares e as cooperativas do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de máquinas agrícolas fabricadas no Mercosul (PL 2.505/2019).

Outra ação que Acir Gurgacz ressaltou foi a liberação de dinheiro de emenda parlamentar para que a Embrapa desenvolva uma variedade de café conilon adaptada às condições do estado de Rondônia.

— A variedade BRS ouro preto é o legítimo café rondoniense. Isso resultou num café diferenciado e de mais qualidade e também no aumento expressivo na produtividade do café clonal. Essa nova tecnologia já atende a 22 mil famílias e já duplicou a produção de café conilon em todo o estado de Rondônia — disse.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.