Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Senado do Chile não deve ter votos para aprovar impeachment de Piñera

16/11/2021 - 14:53
Sebastián Piñera
O debate no Senado antecede a eleição presidencial de domingo, na qual Piñera não concorre (Imagem: REUTERS/Ivan Alvarado)

O Senado do Chile debateu nesta terça-feira acusações contra o presidente Sebastián Piñera, que sofreu um impeachment na câmara baixa na semana passada devido a irregularidades na venda de uma mineradora, mas a oposição do Senado não parece ter votos suficientes para condená-lo.

O impeachment exige uma maioria de dois terços, ou 29 votos, mas a oposição de centro-esquerda aparentemente só tem 24 senadores, o que coloca uma condenação em dúvida.

Se condenado, o presidente e empresário bilionário seria afastado do cargo e ficaria inelegível para cargos públicos durante cinco anos. Uma vez concluído o debate, a votação deve ocorrer perto da meia-noite ou na manhã de quarta-feira. O mandato atual de Piñera vigora até março.

O debate no Senado antecede a eleição presidencial de domingo, na qual Piñera não concorre.

O ultraconservador José Antonio Kast, às vezes comparado ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, ou ao ex-presidente norte-americano Donald Trump, dispara nas pesquisas de opinião e agora é o favorito para a eleição.

Os procedimentos de impeachment decorrem do vazamento dos chamados Pandora Papers, uma série de documentos que revelaram transações em paraísos fiscais envolvendo figuras globais da política e dos negócios.

Entre eles estavam documentos que parecem delinear um acordo envolvendo a venda da mina de cobre e minério de ferro Dominga em 2010. À época, Piñera estava no ano inicial de seu primeiro mandato presidencial.

Última atualização por Rafael Borges - 16/11/2021 - 14:53

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web