Eleições

Senado recebe delegação estrangeira que vai acompanhar as eleições de domingo

28 set 2022, 11:13 - atualizado em 28 set 2022, 11:14
Rodrigo Pacheco e Alexrandre de Moraes
A programação para os convidados internacionais foi definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (Imagem: Pedro Gontijo/Senado Federal)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, participa nesta quinta-feira (29) da sessão de abertura de um ciclo de palestras para convidados internacionais que devem acompanhar as eleições brasileiras no próximo domingo (2).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na sexta-feira (30), a delegação estrangeira participa de sessão no Senado.

A programação para os convidados internacionais foi definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além do ciclo de palestras, os observadores devem visitar locais de votação, acompanhar o teste de integridade das urnas eletrônicas e assistir à totalização dos votos.

A comitiva conta com representantes do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (Idea Internacional), além de convidados de países como Costa Rica, Colômbia, Uruguai, Portugal, Rússia, França e Espanha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Senado

A programação no Senado está marcada para as 15h de sexta-feira. A visita começa com uma sessão no Plenário, com a presença do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, do secretário-geral do TSE, José Levi Mello, e do chefe da Missão de Observação da União Interamericana dos Órgãos Eleitorais (Uniore), Lorenzo Córdova. A atividade será transmitida pela TV Senado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, o secretário-geral da Mesa, Gustavo Sabóia, faz palestra sobre o processo legislativo no Brasil, veiculada pelo canal da TV Senado no YouTube.

A delegação deve participar ainda de uma visita guiada ao Congresso Nacional. Além de representantes de organismos internacionais, o grupo é composto por autoridades eleitorais, profissionais de imprensa estrangeira e integrantes do TSE.

Palestras

A programação definida pelo TSE começa às 9h30 de quinta-feira no Hotel Windsor, em Brasília. Além de Rodrigo Pacheco, a abertura do ciclo de palestras conta com a presença do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Também participam da cerimônia o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, e chefe da Missão de Observação da Uniore, Lorenzo Córdova.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As palestras serão transmitidas pelo canal do TSE no YouTube. As apresentações de quinta-feira devem tratar dos seguintes temas: “Eleições Gerais 2022: quadro geral e grandes números”, “Mulheres na política e nas eleições” e “Ações Afirmativas Eleitorais para Grupos Socialmente Excluídos”.

Na sexta-feira, a comitiva internacional participa de palestras sobre “As urnas eletrônicas como instrumento da expressão da soberania popular” e “Desafios da democracia no mundo e na América Latina”. No sábado (1°), os debates serão sobre “Fortalecimento Institucional e Combate à Desinformação” e “Financiamento de Candidaturas”.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Compartilhar

agencia.senado@moneytimes.com.br