Internacional

Senadora Elizabeth Warren diz temer que Fed leve economia dos EUA à recessão

28 ago 2022, 15:27 - atualizado em 28 ago 2022, 15:27
“Você sabe o que é pior do que preços altos e uma economia forte? São preços altos e milhões de pessoas desempregadas. Estou muito preocupada que o Fed vá levar essa economia à recessão”, disse Warren (Imagem: Reuters/Jonathan Ernst)

A senadora democrata dos Estados Unidos Elizabeth Warren disse neste domingo que está muito preocupada que o Federal Reserve (Fed) leve a economia do país à recessão, e que as elevações nas taxas de juros deixem as pessoas sem trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Você sabe o que é pior do que preços altos e uma economia forte? São preços altos e milhões de pessoas desempregadas. Estou muito preocupada que o Fed vá levar essa economia à recessão”, disse Warren à CNN norte-americana neste domingo.

O chair do banco central dos EUA, Jerome Powell, alertou na sexta-feira que os norte-americanos estão caminhando em direção a um período de crescimento econômico lento e possivelmente aumento do desemprego, enquanto o Fed eleva as taxas de juros para combater a alta inflação.

Powell disse em discurso na sexta-feira que o Fed aumentará os juros o quanto for necessário e os manterá nesses níveis “por algum tempo” para reduzir a inflação que está mais de três vezes acima da meta de 2% do Fed.

“Embora a taxa de juros mais alta, o crescimento mais lento e as condições mais brandas do mercado de trabalho reduzam a inflação, também trarão alguma dor para famílias e empresas. Esses são os custos infelizes de reduzir a inflação. Mas falhar em restaurar a estabilidade de preços significaria uma dor muito maior”, disse Powell em seu discurso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O que ele chama de ‘alguma dor’ significa tirar as pessoas do trabalho, fechar pequenas empresas porque o custo do dinheiro sobe à medida que as taxas de juros sobem”, disse Warren, cujas visões sobre a economia costumam ter influência entre os democratas progressistas.

Warren disse que a inflação está alta em parte devido aos problemas na cadeia de suprimentos, à pandemia de Covid-19 e à guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Não há nada em aumentar os juros, nada na caixa de ferramentas de Jerome Powell, que lide diretamente com isso e ele admitiu isso em audiências no Congresso”, disse Warren.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfi

Compartilhar

A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.