Empresas

Ser (SEER3), Anima (ANIM3) e Cogna (COGN3): Ações de educacionais despencam após Enamed

19 jan 2026, 18:42 - atualizado em 19 jan 2026, 19:18
Curso de Medicina-Anhembi Morumbi
(Imagem: Reprodução/Laureate)

A divulgação das notas do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) foi a responsável por derrubar diversas ações de companhias do setor de educação nesta segunda-feira (19).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre as maiores quedas, ficaram os nomes da Ser Educacional (SEER3), da Ânima (ANIM3) e da Cogna (COGN3). Elas tiveram baixas de, respectivamente, 6,77%, 6,48% e 1,91%. As ações da Yduqs (YDUQ3) caíram 1,90%.

Mais de 100 cursos de Medicina no Brasil, dentre os 351 avaliados, receberam os piores resultados (conceitos 1 e 2) existentes no exame aplicado pelo INEP. Como consequência, essas instituições poderão sofrer restrições no ingresso de novos alunos, cortes de vagas e impedimentos de acesso a programas federais.

“As graduações receberam notas 1 e 2, consideradas insuficientes pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e serão penalizadas com restrições ao Fies e suspensão de vagas”, afirmou a nota publicada no site do Ministério da Saúde.

A Ânima, por exemplo, é dona da Anhembi Morumbi — cujos cursos de medicina dos polos de Piracicaba, São Paulo e São José dos Campos receberam nota 2. Já a UNESA, de Angra dos Reis e vinculada à Yduqs, e recebeu nota 1. A Afya, listada na Bolsa de Nova York (NYSE) teve nota 2 na UNIGRANRIO nos campus do Rio de Janeiro e em Duque de Caxias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O anúnncio ocorre em um momento em que as grandes companhias de educação intensificaram, nos últimos anos, a disputa por vagas em cursos de medicina — hoje vistos como o principal vetor de crescimento e rentabilidade do setor.

Analistas do UBS BB consideraram a notícia negativa para o setor, citando que a lista inlcui Afya, Yduqs, Anima e Cogna.

Companhias vinham acelerando oferta de vagas em medicina

Segundo levantamento do BTG Pactual feito em setembro de 2025, desde 2022 a base de alunos da Afya cresceu 43,2%, para 25.733 estudantes, sendo a única empresa listada com foco exclusivo em medicina.

Em seguida aparecem Ser Educacional, com alta de 38,9% (4.188 alunos), e Yduqs, com avanço de 35,3% (10.193). Cruzeiro do Sul e Ânima vêm na sequência, com crescimentos de 28,8% e 12,5%, respectivamente. A Cogna não divulgou recentemente sua base de alunos em medicina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As empresas que partiram de uma base menor vinham tentando acelerar para reduzir a defasagem. De acordo com analistas do Itaú BBA, também em relatório de meados de setembro, a Ser Educacional era a vencedora em 2025 na abertura de novas vagas: desde dezembro do ano passado, o grupo obteve autorizações para oito novos cursos de medicina, somando 480 vagas. Na sequência aparecem Cruzeiro do Sul (180 vagas), Cogna (110 vagas) e Ânima (50 vagas).

Para o BBA, a perspectiva de expansão no ensino médico ajudava a explicar a valorização de mais de 100% das ações da Ser em 2025, com o mercado acompanhando de perto as próximas decisões do MEC, e também justificava a boa performance do setor no ano.

A base da competição está na elevada demanda e na lucratividade do curso. A diferença de margens ilustra esse cenário: no segundo trimestre de 2025, a Afya registrou margem Ebitda de 43,6%, contra 38,3% da Ânima, a segunda colocada entre as empresas com maior número de vagas em medicina.

Agora, segundo um analista do setor, a visão do mercado é de que as notas negativas atrapalhem a liberação de novos cursos, mesmo de empresas que não têm nomes na lista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formado pela Unesp, tem passagens pelo InfoMoney, CNN Brasil e Veja.
Jornalista formado pela Unesp, tem passagens pelo InfoMoney, CNN Brasil e Veja.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar