Serena Energia (SRNA3) fora da Bolsa: Elétrica confirma preço e datas para OPA

A Serena Energia (SRNA3) confirmou em R$ 11,74 o preço para tirar suas ações da bolsa, mostra documento enviado ao mercado nesta sexta-feira.
Com isso, a companhia, que chegou à bolsa com o nome de Ômega Energia, em 2017, pavimenta o caminho para dar adeus aos investidores.
- SAIBA MAIS: O Money Times reuniu as recomendações de mais de 20 bancos e corretoras em um conteúdo gratuito e completo para você investir melhor
A oferta será efetivada por meio de leilão a ser realizado na B3 no dia 4 de novembro de 2025, às 15h.
A efetiva mudança de registro depende da manifestação favorável, por leilão ou por concordância expressa, de titulares de mais de dois terços das ações em circulação, conforme definido no edital.
Caso esse quórum de conversão não seja alcançado, a ofertante desistirá da oferta e não adquirirá as ações daqueles que se habilitaram.
Entenda o processo
Em meados de maio, as gestoras Actis e GIC, do fundo soberano de Cingapura, anunciaram operação que já prevê uma OPA para fechar o capital da empresa.
O movimento resultará ainda na mudança do bloco de controle.
À época da proposta, em maio, a oferta da Actis e da GIC representava um prêmio de 10% sobre o preço dos papéis.
Segundo os envolvimentos, a OPA visa simplificar a estrutura corporativa e organizacional da companhia, conferindo assim maior flexibilidade na gestão financeira e operacional das suas operações.
Isso é uma meneira de aumentar a sua capacidade de realizar novos investimentos, incluindo projetos greenfield e brownfield no Brasil e nos Estados Unidos (EUA).
Em 2023, a Serena registrou alavancagem de 6,8 vezes a dívida líquida/Ebitda. No final de 2024, houve redução para 4,38 vezes.