Sergio Moro na cadeia? PGR pede prisão do ex-juiz da Lava-Jato
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou nesta segunda-feira (17) uma denúncia contra o senador Sergio Moro (União Brasil) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por calúnia que ele teria cometido contra o ministro Gilmar Mendes, do STF.
As informações foram reveladas pela coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.
A denúncia da PGR foi motivada por conta de um vídeo que viralizou nas redes sociais na última sexta-feira (14). Na gravação, Moro aparece conversando com outras pessoas e sugere que é possível “comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”.
🚨ATENÇÃO: Como se fosse uma santidade, Sérgio Moro acusou Gilmar Mendes de vender habeas corpus. Vocês acham normal que um ex-juiz diga mentiras sobre um Ministro do STF?? Marquem as autoridades competentes nesta postagem
📸@andre_serret pic.twitter.com/KLFCRQfPFm
— PESQUISAS E ANÁLISES ELEIÇÕES 2022 (@pesquisas_2022) April 14, 2023
Na avaliação do órgão, o comportamento do ex-juiz no vídeo caracteriza o crime de calúnia contra o ministro do Supremo.
Segundo a Folha apurou, a PGR pede que Moro perca o mandato caso seja condenado à pena de prisão por tempo superior a quatro anos.
Em nota enviada à coluna de Mônica Bergamo, Sergio Moro afirma que sua fala “foi retirada de contexto, tanto que divulgado só um fragmento, e não contém nenhuma acusação contra ninguém”.