Comprar ou vender?

Setor automotivo está em alta! Vale a pena ter as ações da Randon, Iochpe e Tupy?

23 dez 2019, 16:15 - atualizado em 23 dez 2019, 16:15
Automóveis
Segundo a Anfavea, 88% dos brasileiros manifestaram forte intenção em trocar de carro no ano que vem (Imagem: Unsplash/@dienyportinanni)

O setor automotivo brasileiro deve ser um dos destaques da economia brasileira em 2020 e as ações de autopeças listadas na Bolsa estão no radar dos investidores: Randon (RAPT4), Iochpe-Maxion (MYPK4) e Tupy (TUPY3).

Segundo os dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 88% dos brasileiros manifestaram forte intenção em trocar de carro no ano que vem, sendo que 77% desses vão usar parte do 13° salário.

A pesquisa foi feita na metade de novembro, com 6.727 usuários do App Webmotors. Entre a parcela de 21% de respondentes que não possuem carro no momento, 93% estão considerando comprar um modelo.

O que esperar?

Em um relatório publicado na última sexta-feira (20), a equipe de análise do Santander chama a atenção para o fato de que, apesar da visão positiva em relação à economia doméstica, não é esperado um bom desempenho semelhante para a economia global.

Randon
A Randon foi mantida como a principal recomendação do setor (Imagem: Unsplash/@ninovisalli)

O analista Pedro Bruno avalia que as ações do setor parecem descontadas na Bolsa, mas não são todas que tendem a ter um forte desempenho em 2020.

A Randon foi mantida como a principal recomendação do setor, com preço-alvo de R$ 15,30, e a Iochpe-Maxion em segundo lugar com preço-alvo de R$ 26,80.

Já a Tupy teve a indicação rebaixada de compra para manutenção.

“A empresa possui uma exposição substancial (aproximadamente 64% da receita) à América do Norte, que esperamos enfrentar uma desaceleração econômica em 2020 e vemos uma falta de catalisadores, apesar dos sólidos resultados apresentados nos últimos anos”, conclui.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.