BusinessTimes

Setor de alimentos e bebidas inicia processo de retomada de crescimento, aponta a KPMG

29 maio 2021, 14:04 - atualizado em 28 maio 2021, 18:10
Alimentos Supermercados Consumo
As empresas do setor de alimentos e bebidas ganham fôlego com a mudança no perfil do consumidor durante a crise (Imagem: Unsplash/@robmaxwell)

O setor de alimentos e bebidas está em processo de retomada de crescimento. De acordo com um levantamento realizado pela consultoria KPMG, as empresas ganham fôlego com a mudança no perfil do consumidor durante a crise.

Segundo Mauricio Godinho, sócio líder do setor de Alimentos e Bebidas da KPMG no Brasil, o cenário vivido pela indústria é outra. Além da preferência por produtos essenciais, os consumidores estão procurando artigos que tragam bem estar no lar.

Como o lar se tornou o principal centro de convivência da população, a preocupação com segurança aumentou e o uso de canais digitais virou parte da rotina das pessoas.

Com o crescimento do comércio online, as empresas tiveram que reavaliar seus modelos tradicionais e apresentar uma proposta mais multicanal ao consumidor, com novos serviços para maior fidelização do cliente e aumento do engajamento social nas redes.

Tendências

De tendência, a KPMG citou a adoção de soluções de rápida implementação e com ganhos mensuráveis no curto prazo (estratégia lean), além da revisão de portfólio e categorias com foco em consumo In-Home, com retomada gradual de Out-Of-Home.

As empresas também fortaleceram ou implementaram uma política de gestão de riscos, governança e gestão ESG (Environmental, Social and Corporate Governance, ou Governança Ambiental, Social e Corporativa traduzido para o português) para se prepararem para os cenários de crise.

A KPMG analisou os quatro padrões de retomada dos 40 principais setores da economia brasileira após um
ano do início da pandemia de Covid-19.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.