BusinessTimes

Setor de franquias engata crescimento no 2T22 e impulsiona geração de empregos

19 ago 2022, 14:18 - atualizado em 19 ago 2022, 14:18
franquias
Setor de franquias apresenta crescimento no segundo trimestre de 2022 (Imagem: Pixabay/StockSnap)

O setor de franquias está em recuperação acelerada no Brasil, com crescimento de 16,8% no segundo trimestre de 2022, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, a ABF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a ABF, em meio a um cenário macroeconômico incerto e alta da inflação, o setor se manteve resiliente ante o mesmo período de 2021 e superou em 11,4% o faturamento nominal do 2º trimestre de 2019. O estudo aponta que a receita passou de R$ 41,140 bilhões para R$ 48,052 bilhões nesse período.

De cordo com a associação, a recuperação está relacionada ao maior número de consumidores nas lojas físicas, bem como a retomada de eventos presenciais e a demanda com alimentação e turismo.

“Esses dados positivos reforçam a resiliência e a maturidade do setor de franquias brasileiro, que mesmo ainda enfrentando os impactos da pandemia e novos desafios, segue resistindo e, com muito esforço, avança em sua recuperação. O forte retorno presencial apoiado pela vacinação e a demanda reprimida foram alavancas importantes, mas o franchising está fazendo sua parte para que o crescimento seja sustentável e consistente”, diz André Friedheim, presidente da ABF.

Segmentos que mais cresceram

Segundo dados da ABF, os 11 segmentos do setor apresentaram crescimento no segundo trimestre deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O destaque no avanço do faturamento ficou com hotelaria e turismo, com 25,4% de alta. A pesquisa da ABF destaca que, como no primeiro trimestre, o segmento manteve o ritmo de recuperação devido arrefecimento da pandemia e à retomada das viagens e eventos.

Em seguida, está o segmento de alimentação – foodservice, com receita 22,3% maior frente a igual período do ano passado, beneficiando-se também do maior fluxo de consumidores em ambientes físicos, assim como da Páscoa e do Dia das Mães, que tradicionalmente aquecem as vendas, além da manutenção do delivery em níveis elevados.

Saúde, beleza e bem-estar registrou o terceiro melhor desempenho, favorecido pela alta demanda por serviços e a volta dos eventos sociais. Por fim, destacam-se, ainda, casa e construção (17,4%) e moda (15,8%).

Impacto das franquias no emprego

Segundo a pesquisa, o setor de franquias no Brasil totalizou aproximadamente 1.453.852 pessoas empregadas diretamente neste segundo trimestre, ante 1.292.034 no mesmo período do ano anterior, equivalendo a uma alta de 12,5% no número de empregos diretos gerados pelo franchising nos meses analisados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O franchising é de fato um setor que tradicionalmente é a porta de entrada não só para os empreendedores, como também para os jovens no primeito emprego e diante do aumento das vendas, mesmo que gradual, observado no segundo trimestre, os empresários do setor avançaram em contratações”, diz o presidente da ABF.

Já em relação à abertura de unidades de franquias no período pesquisado, o índice foi de 3,7%, ante 3,9% no segundo trimestre do ano passado.

Foram encerradas 1,8% das operações contra 1,7% em igual período, resultando num saldo positivo de 1,9%. O índice de repasses também manteve-se estável, ficando em 0,9% neste segundo trimestre frente a 0,8% de abril a maio do ano passado.

Siga o Money Times no Instagram!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar