Agronegócio

Setor de soja da Argentina suspende greve após intervenção do governo

14 out 2020, 15:03 - atualizado em 14 out 2020, 15:03
Oleo de Soja
O país é o maior exportador global de óleo e farelo de soja (Imagem: REUTERS/Jason Lee)

Um sindicato de trabalhadores do setor de processamento de soja da Argentina informou nesta quarta-feira que suspendeu uma greve deflagrada por razões salariais e que afetava as operações de esmagamento de empresas agroexportadoras internacionais, após uma ordem do governo pedindo continuidade das negociações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Federação de Trabalhadores do Complexo Industrial de Oleaginosas havia iniciado a manifestação ao meio-dia de terça-feira, prejudicando a atividade de unidades fabris de Cargill, Louis Dreyfus e Bunge, embora não tenha sido registrado impacto no polo agroindustrial do norte de Rosário, onde se concentra o processamento de grãos na Argentina.

O país é o maior exportador global de óleo e farelo de soja.

“A medida ditada pela carteira de trabalho estabelece a vigência da Conciliação Obrigatória a partir das 13h do dia de hoje, quarta-feira, 14 de outubro de 2020, e a realização de uma audiência (com as empresas) para a próxima terça-feira, 20 de outubro”, disse a Federação em comunicado.

A tendência é que o governo argentino busque evitar o prolongamento de conflitos trabalhistas no setor agroexportador, uma vez que as vendas externas são fundamentais para obtenção de divisas fortemente necessárias para o país após dois anos de recessão e em meio a uma crise.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em setembro, um sindicato de trabalhadores técnicos de portos de grãos promoveu uma greve de 24 horas que interrompeu os embarques em vários terminais do país.

Na ocasião, no entanto, o sindicato chegou a um acordo parcial com as empresas após intervenção do Ministério do Trabalho nas negociações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar