Varejo

Shein estreia à frente de grandes nomes entre as maiores do varejo brasileiro, mostra estudo

17 ago 2023, 10:40 - atualizado em 17 ago 2023, 10:51
Logo da Shein em ilustração imposto importação remessa taxação vendas online moda
Shein debuta à frente de nomes tradicionais do varejo nacional em ranking das maiores do varejo (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/Arquivo)

A Shein performa no ranking de 2023 das 300 maiores empresas do varejo brasileiro, elaborado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo). O estudo, referente à 2022, é o primeiro em que a asiática é listada, já em posição de destaque e à frente de grandes nomes consolidados no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Debutando na 29ª posição, a Shein superou Centauro (32ª), Lojas Cem (34ª), Pernambucanas (43ª), Arezzo (51ª) e Marisa (73ª) e ficou próxima de outros nomes, como Riachuelo (24ª), C&A (25ª) e Amazon (20ª).

“Com um mix de produtos de baixo valor unitário, um marketing digital agressivo e aproveitando brechas legais para reduzir sua carga tributária, a empresa [Shein] cresceu 250% em 2022 – de acordo com dados publicados na imprensa”, informa o relatório da SBVC.

Segundo o relatório, o ranking foi feito a partir de uma extensa relação de empresas atuantes no setor de varejo brasileiro, abrangendo empresas com operações em âmbito local, regional e nacional, cujo faturamento estaria potencialmente colocado entre as maiores 300 empresas de varejo brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“As empresas identificadas foram segmentadas de acordo com os principais ramos de atuação, procurando ratificar e/ou retificar a lista original, a partir de informações de entidades e associações setoriais, quando existentes e com informações publicamente disponibilizadas”, diz.

Com base nisso, o estudo mapeou que as 300 maiores empresas de varejo do país faturaram, juntas, a marca de R$ 1,046 trilhão em 2022, um crescimento de R$ 153,6 bilhões sobre o ano anterior.

Compartilhar

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.