Empresas

Shein que se cuide: Mais uma chinesa quer dominar o mercado

23 jun 2023, 9:43 - atualizado em 23 jun 2023, 9:43
TikTok
Controladora do TikTok quer se posicionar diante de rivais como Shein (Imagem: facebook/ByteDance)

A ByteDance, controladora do TikTok, está expandindo suas ofertas no comércio online, em busca de se posicionar diante de nomes como Shein e Amazon. Para isso, o aplicativo de vídeos curtos é a estratégico para a companhia.

Conforme informações do Financial Times, usuários da plataforma no Reino Unido passaram a visualizar um recurso de compras chamado “Trendy Beat”. Neste, são oferecidos produtos que se popularizaram devido aos conteúdos produzidos e compartilhados no TikTok.

“Estamos sempre explorando novas maneiras de aprimorar a experiência de nossa comunidade e estamos nas etapas iniciais de experimentação de novos recursos de compras”, disse a empresa ao periódico.

Todos os produtos comercializados vem da China, vendidos por uma empresa registrada em Cingapura que pertence à ByteDance, informou o Financial Times, com base em legais e pessoas a par das operações.

“Project S” para bater Shein e outros e-commerces

A principal diferença do “Trendy Beat” que está sendo testado pelo TikTok e do já existente marketplace “TikTok Shop” é que, neste segundo, outros fornecedores podem oferecer produtos, sendo assim, a ByteDance recebe apenas uma comissão.

De acordo com seis pessoas a par das deliberações internas e ouvidas pelo jornal, a estratégia para começar a vender produtos próprios é conhecido internamente como “Project S”.

Com o novo recurso, conforme informou o Financial Times, o novo recurso daria à ByteDance todos os lucros.

Ainda conforme as fontes, a ByteDance está construindo uma unidade de comércio online para desafiar grupos como a Shein e o aplicativo Temu, também conhecido pelos produtos baratos e com forte presença nas redes sociais.

Para isso, a ByteDance utiliza o conhecimento sobre itens que se tornam virais na plataforma e os produza por conta própria. Dessa maneira, conforme o jornal, a empresa busca replicar o sucesso das rivais se inserindo no processo de fornecimento e venda.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.