Empresas

Shopee está na mira do Procon-RJ em investigação de venda de produtos piratas; entenda

08 out 2023, 12:09 - atualizado em 08 out 2023, 12:09
shopee
Shopee tem dez dias para retornar questionamentos do Procon-RJ (Imagem: Shutterstock/Sergei Elagin)

O Procon do Rio de Janeiro está conduzindo investigação contra a Shopee para verificar a venda de produtos pirateados pela plataforma, noticiou O Globo.

Segundo informações do jornal, o Ato de Investigação foi instaurado na última quinta-feira (5), motivado por denúncias de associações civis e do Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade.

Com isso, a companhia tem 10 dias úteis para responder o Procon-RJ. Em caso de o retorno ser considerado insuficiente, o órgão esclarece que será instaurado ato sancionatório, podendo levar a multa de mais de R$ 13 milhões.

Procurada pelo Money Times, a Shopee não se manifestou até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para seu posicionamento.

Investigação de produtos pirata na Shopee

Ainda conforme O Globo, as denúncias analisadas pelo Procon mostram uma série de produtos, como celulares, fones de ouvido, perfumes importados, óculos, bolsas de luxo, entre outros, por preços muito abaixo dos praticados pelo mercado.

Além disso, a descrição “produtos idênticos aos originais” reforça as suspeitas de comercialização de produtos falsificados. Neste sentido, as denúncias apontam um cenário propício na Shopee para compra e venda de produtos piratas.

O Procon-RJ orienta que consumidores denunciem irregularidades em seu site.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.