Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Shoppings vão bombar com juro baixo e retomada do consumo, diz BTG

17/01/2020 - 14:05
Analistas demonstram otimismo com setor de centros comerciais (Imagem: Maceió Shopping)

“Mantemos uma visão positiva sobre os shopping centers pela junção entre recuperação das vendas no varejo e pelos juros mais baixos em 2020″.

A afirmação é do BTG Pactual, no qual os analistas Elvis Credendio e Gustavo Cambauva listam prognósticos para o setor diante dos dados de tráfego de dezembro.

O tráfego de pessoas nos shopping centers caiu 0,5% em dezembro, contra alta de 2,6% vista em novembro – ambas relações no comparativo com os períodos análogos de 2018.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Maior tráfego

No acumulado de 2019, o crescimento do tráfego foi de 3,6%. A região de São Paulo mostrou o maior crescimento, na casa de 5,3%.

Logo em seguida, Recife e Rio de Janeiro foram as regiões que também tiveram altas, de 1,5% e 1% – respectivamente.

Índice mostra correlação positiva entre tráfego e vendas nos shoppings

Como resultado do otimismo, o BTG Pactual listou recomendação de compra para os fundos imobiliários XP Malls (XPML11) e HSI Malls (HSML11) em carteira recomendada de janeiro.

Junto com o setor de escritórios comerciais, o segmento de shoppings é o que possui maior peso na carteira, de 30%.

Sólido crescimento

“Segundo nossas informações, as vendas de ‘mesmas lojas’ (unidades abertas há pelo menos um ano) subiram em outubro e em novembro (quase em um ritmo de dois dígitos), enquanto desaceleraram um pouco em dezembro (mas ainda com números razoáveis)”, avaliam Credendio e Cambauva.

Em conclusão, o BTG Pactual está otimista com o setor, com projeção de “sólido crescimento do fluxo de caixa proveniente das operações para a maior parte das companhias”.

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 17/01/2020 - 14:06