Entretenimento

Shows não mostram sinais de transmissão de coronavírus, mostra estudo

28 maio 2021, 17:05 - atualizado em 28 maio 2021, 17:05
shows-artistas
Todos os participantes testaram negativo para a Covid-19 antes de entrar e usaram máscaras durante o show (Imagem: Unsplash/@hannynaibaho)

Um estudo feito com base em um show de música na Espanha, que pretendia avaliar o impacto das medidas de segurança contra a Covid-19, mostrou fortes evidências de que testagem, máscaras e ventilação podem prevenir a propagação do vírus em ambientes fechados.

Nenhum dos 465 participantes do evento testou positivo no PCR realizado oito dias após o show, em comparação com duas pessoas do grupo de controle que não compareceram, disse o estudo, liderado por pesquisadores do Hospital Universitário Germans Trias i Pujol em Barcelona.

Todos os participantes testaram negativo para a Covid-19 antes de entrar e usaram máscaras durante o show, que ocorreu em um local bem ventilado em Barcelona em dezembro. O evento teve duração de cinco horas, com os participantes passando em média duas horas e 40 minutos dentro do local. Os participantes observaram o distanciamento físico e o local estava com cerca da metade de sua capacidade.

Ainda assim, estudos como esses, também conduzidos em Liverpool, no Reino Unido, “podem levar a uma sensação de falsa segurança”, disse Julian Tang, virologista clínico da Universidade de Leicester, em uma declaração enviada por e-mail. Os casos de Covid na Espanha eram baixos na época do evento e mais variantes transmissíveis surgiram desde então.

bloomberg@moneytimes.com.br