Empresas

Sinal verde para fusão da 3R Petroleum (RRRP3) e Enauta (ENAT3): Santander vê rendimentos fortes e dividendos pela frente

27 jun 2024, 14:28 - atualizado em 27 jun 2024, 14:28
3r petroleum enauta fusão visão positiva genial investimentos
3R Petroleum e Enauta têm fusão aprovada em assemelheias gerais extraordinárias (Imagem: REUTERS/Vasily Fedosenko)

Acionistas da 3R Petroleum (RRRP3) e da Enauta (ENAT3), em suas respectivas assembleias gerais extraordinárias (AGE), aprovaram a fusão entre as companhias. A união das petroleiras júniores foi anunciada em maio, após aprovação do conselho de administração da Enauta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nas últimas semanas, as empresas vinham tentando agendar as AGEs necessárias, contudo, devido à falta de quórum (quantidade mínima obrigatória de membros presentes ou formalmente representados), ocorreram apenas na quarta-feira (26). O negócio precisa passar pela aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O Santander estima que a fusão seja concluída em um período de 30 a 60 dias, após o cumprimento de certas condições e do direito de retirada da Enauta.

Para os analistas do banco, é improvável a criação de uma estrutura de lock-up (período em que os investidores não podem vender as ações de uma empresa) para grandes acionistas.

Apesar disso, enxergam a nova companhia — que resultará da fusão — oferecendo valor significativo a ser capturado e rendimentos fortes que poderiam compensar o risco pendente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Santander destaca alguns pontos sobre o negócio:

  • portfólio atrativo e diversificado de ativos, com exposição onshore e offshore;
  • forte rendimento FCF (fluxo de caixa livre) para o fim de 2025, de ~45%, que pode ser menor dependendo do novo plano estratégico da empresa, embora provável que alto; e
  • potencial de pagamento de dividendos. O Santander reitera 3R e Enauta como principais escolhas na América Latina, apontando que ambas as ações oferecem vantagens semelhantes neste momento.

“Embora acreditemos que seja improvável que os acionistas da Enauta e da 3R concordem com uma estrutura de lock-up, dadas as divergências nas estratégias entre os acionistas, acreditamos que muitos investidores estão olhando para o potencial de valorização de longo prazo, embora também acreditemos que seja improvável que os acionistas venderiam as suas ações de forma desorganizada (ou seja, no mercado)”.

O banco tem classificação outperform (desempenho esperado acima da média do mercado, equivalente a “compra”) para ambas ações. Com preço-alvo de R$ 48 para RRRP3 e R$ 39 para ENAT3.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.