BusinessTimes

Sindicato pede afastamento de conselho da Embraer na Justiça após fracasso em acordo com Boeing

03 jul 2020, 17:22 - atualizado em 03 jul 2020, 17:22
Embraer
A desistência da Boeing em comprar o controle da divisão de jatos comerciais da Embraer forçou a empresa a buscar novos caminhos  (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) anunciou nesta sexta-feira abertura de processo para afastamento imediato do conselho de administração da Embraer (EMBR3), depois que o acordo de venda da principal unidade da empresa para a Boeing (BA) fracassou, em uma ação que a fabricante brasileira de aviões afirmou se tratar de “má fé”.

A desistência da Boeing em comprar o controle da divisão de jatos comerciais da Embraer forçou a empresa a buscar novos caminhos em meio à queda na demanda por viagens aéreas causada pelas medidas de isolamento social ao redor do mundo.

A Embraer afirmou que o sindicato “vale-se de insinuações infundadas e distorce informações de modo a confundir a opinião pública e os colaboradores da empresa.” A empresa informou ainda que não teve acesso ao requerimento apresentado pelo sindicato à Justiça.

O processo acusa o conselho da Embraer de ter permitido uma “espionagem” sobre os negócios da empresa ao deixar que engenheiros norte-americanos da Boeing trabalhassem na unidade de pesquisa e desenvolvimento da fabricante brasileira durante a época em que o acordo de venda da área de jatos comerciais parecia que iria de fato se materializar.

O conselho da Embraer “opera criando perdas bilionárias e repassando o custo de sua incompetência para os trabalhadores”, afirma o sindicato no processo.

A Embraer afirmou que o sindicato “demonstra desconhecimento sobre a empresa e sua gestão”.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar