Internacional

Singapura busca talentos globais com novo visto para expatriados

10 set 2022, 20:00 - atualizado em 09 set 2022, 9:03
Cingapura
Impulsionar a inovação e elevar a produtividade são fundamentais para Singapura, que pretende aumentar o valor agregado da manufatura em 50%  (Imagem: cegoh / Pixabay)

Singapura não planeja limitar o número de candidatos para seu novo visto de trabalho, disse o ministro de Mão de Obra, Tan See Leng, em uma estratégia da cidade-estado para atrair as melhores mentes do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O lançamento do passe Overseas Networks and Expertise (ONE) na semana passada, bem como outras etapas que facilitam a contratação de expatriados, são uma resposta à limitada oferta de mão de obra, disse Tan em entrevista à Bloomberg Television na segunda-feira.

Autoridades da cidade-estado têm mencionado que a competição está mais acirrada com cidades como Londres e Dubai.

“O que realmente esperamos trazer para Singapura são os ‘rainmakers’”, disse Tan, em referência aos esforços para atrair líderes em áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática, bem como finanças, artes, cultura e esportes.

“É uma estratégia ofensiva.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O passe ONE – um visto que permitirá que seus titulares e parceiros trabalhem por cinco anos – é a nova aposta de Singapura para atrair talentos globais, depois que as restrições impostas na pandemia e medidas para proteger profissionais locais reduziram o apelo da cidade-estado.

À medida que as economias reabrem com crescimento ainda frágil, países como Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Alemanha e Tailândia buscam os melhores empreendedores para impulsionar a recuperação, facilitando o acesso.

“Na competição por talentos, estamos em um modo muito, muito acelerado”, disse Tan em outro painel de editores e repórteres da Bloomberg.

“Existe uma ‘hipercompetição’, e somos muito cuidadosos com o que revelamos, porque não vamos atrás de números. Na verdade, buscamos qualidade, não quantidade.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Impulsionar a inovação e elevar a produtividade são fundamentais para Singapura, que pretende aumentar o valor agregado da manufatura em 50% e as exportações anuais para 1 trilhão de dólares singapurianos (US$ 712 bilhões) até 2030.

Essa meta seria difícil no ritmo atual de expansão: estimativas compiladas pela Bloomberg mostram que a economia deve crescer 3,7% este ano, em um dos ritmos mais lentos do Sudeste Asiático, com a desaceleração da taxa para 2,8% no próximo ano.

O ministro sugeriu que o governo está disposto a fazer todos os esforços para apoiar a expansão econômica e sinalizou certa flexibilidade no que diz respeito à inclusão de profissionais LGBTQ+ e parceiros para morar e trabalhar na cidade-estado.

Segundo ele, as leis de imigração vigentes, que são “muito pró-família”, não seriam um obstáculo para permitir a entrada de líderes nos campos identificados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Quando você fala sobre esse novo passe que temos como objetivo, não acho que haja uma cota ou número específico”, disse o ministro, segundo o qual “essas são pessoas que estão realmente no topo. Acho que seríamos capazes de administrar esses tipos de pedidos”.

Os comentários de Tan seguem o discurso no mês passado do primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong, quando disse que o governo revogará uma lei da era colonial que criminaliza o sexo entre homens, ao mesmo tempo em que se compromete a proteger a definição nacional de casamento, que exclui uniões homoafetivas.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar