Small caps voltam ao radar e chegam a saltar mais de 200% em 2025; veja as maiores altas e baixas do ano
O ano de 2025 foi positivo para as small caps, com os dez melhores desempenhos superando avanço de 100% até meados de dezembro, conforme estudo da Elos Ayta feito a pedido do Money Times.
No caso das ações da Cogna (COGN3), Recrusul (RCSL4) e Movida (MOVI3), que configuram o top 3 small caps com melhor desempenho, todas registraram avanço de mais de 200% no ano, conforme mapeou a consultoria.
O analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos, pondera que 2025 foi marcado pela retomada de interesse dos investidores pelas small caps, que tiveram desempenho, em vários momentos, superior ao do Ibovespa (IBOV).
“Após um período mais desafiador em anos anteriores, o segmento se beneficiou de um ambiente de maior apetite por risco, reprecificação de ativos descontados e expectativa de melhora do ciclo econômico doméstico. Ainda assim, foi um ano de alta dispersão, com algumas ações entregando retornos expressivos, enquanto outras ficaram para trás, reforçando a importância da seleção”, avalia o analista.
Entre os principais fatores que impactaram as small caps em 2025, Chinchila pontua:
- Expectativa de queda dos juros ao longo de 2026, que favorece empresas mais sensíveis ao custo de capital e com maior alavancagem operacional;
- Fluxo de investidores para ativos de maior risco, diante de valuations ainda atrativos no Brasil;
- Resultados corporativos e fatores singulares, que tiveram peso relevante no desempenho, dada a menor liquidez e cobertura dessas companhias;
- Volatilidade macro e política, que gerou oscilações, mas não impediu a melhora do desempenho agregado do segmento.
Adriana Ricci, fundadora da SHS Investimentos, reforça que as small caps tiveram um 2025 forte, após anos de desempenho fraco, com valorização significativa nos principais indicies e diversas ações.
“O índice benchmark, SMAL11, acumulou alta de aproximadamente 28% até novembro, superando inclusive o Ibovespa em certos momentos. Porém, ainda percebemos um desconto histórico. Apesar da alta, o segmento ainda negocia em valores abaixo da média histórica, o que mostra que o ganho pode ter espaço para continuar”, avalia.
Desempenho das small caps em 2025
O estudo da Elos Ayta mapeou as dez small caps com melhores e piores desempenhos até o dia 15 de dezembro de 2025. Confira a seguir.

Vale a pena investir?
Para Régis Chinchila, a resposta curta e prática é: sim, desde que com o perfil e horizonte adequados.
As razões são o potencial retorno acima das metas, a recuperação de fluxo de risco e a diversidade que proporciona à carteira, funcionando como um bom complemento às blue chips, diluindo risco e viabilizando a captura de diferentes ciclos de negócios.
“Muitos especialistas veem small caps como uma das classes com maior upside para 2026, principalmente se os lucros realmente se recuperarem e os juros continuarem em trajetória descendente”, coloca o analista da Terra Investimento.
Apesar disso, Chinchila pontua que empresas menores tendem a oscilar mais frente a choques de mercado, notícias e mudanças de cenário macro.
Além disso, há o fator da menor liquidez, que pode ampliar os spreads e tornar mais difícil entrar/escapar rapidamente de posições grandes.