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Smartfit (SMFT3) tem potencial para abrir 2.100 novas lojas, diz XP

31 jan 2025, 16:09 - atualizado em 31 jan 2025, 16:09
NAO USAR SmartFit
(Imagem: B3/Youtube)

Apesar do aumento da competitividade no setor, a operadora de academias SmartFit (SMFT3) segue bem posicionada e possui um grande potencial de expansão, com a possibilidade de abrir 2.100 novas unidades, especialmente em cidades menores, disse a XP.

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Segundo a corretora, embora redes como BlueFit, Skyfit e Panobianco tenham se expandido nos últimos anos, a concorrência direta na área de influência da Smartfit ainda é limitada.

Apenas 4% da área da SmartFit possui mais de duas academias concorrentes em um raio de 1 km, e 25% em um raio de 2 km. Isso sugere que a maioria das regiões onde a companhia atua enfrenta baixa concorrência direta.

Além disso, a XP destaca que a SmartFit possui menor presença no estado de São Paulo em relação aos concorrentes, indicando um maior potencial de expansão em cidades menores, que têm 55% do potencial de expansão e menor concorrência.

O levantamento da corretora mostrou que 10% da área total de cobertura da Smartfit na capital paulista possui pelo menos dois concorrentes em um raio de 2 km, o que corresponde a cerca de 50% da cobertura da empresa na cidade.

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Além do espaço, o preço também é um fator que reforça a visão da corretora. Segundo os analistas da XP, a Smartfit oferece mensalidades mais competitivas em relação aos seus concorrentes, com maior escala, notoriedade internacional e melhor posicionamento no mercado.

Por outro lado, apesar do potencial, a corretora aponta que o mercado fitness no Brasil ainda tem muito a crescer. Atualmente, apenas 5% dos brasileiros frequentam academias, comparado a 21% da população americana e 17% no Canadá.

Para a XP, fatores como a melhora na dinâmica macroeconômica e a expansão e consolidação de mais academias podem contribuir para impulsionar esse crescimento.

Também foi destacado que o mercado de academias no Brasil é altamente ‘fragmentado’, com um grande número de academias informais e com baixo investimento em infraestrutura. Esse cenário cria um ambiente ainda mais favorável para a expansão da rede.

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Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados.
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